Para que serve o jenipapo? Confira a características do fruto

Utilizado em diversos pratos, o jenipapo possui propriedades nutricionais capazes de oferecer diversos benefícios ao nosso corpo. Saiba mais.

Originário do jenipapeiro, árvore nativa da Amazônia e Mata Atlântica, que também pode ser encontrada no cerrado, o jenipapo é fonte rica de fibras e vitaminas. Suas propriedades nutricionais oferecem diversos benefícios ao nosso corpo.

continua depois da publicidade

Ele é utilizado como ingrediente principal em vários pratos como doces, sucos e licores, podendo ser consumido também ao natural.

Com uma coloração marrom, o jenipapo tem uma casca fina, mole, solta, enrugada e murcha. Sua polpa apresenta cor parda, possui um sabor levemente adocicado e odor bem característico. Suas sementes são pequenas, fibrosas e achatadas.

continua depois da publicidade

O jenipapo pode ter, em média, 9 cm de comprimento e 6 cm de diâmetro, apresentando um formato oval. O fruto deve ser colhido em setembro ou março na região Norte do país, ou de novembro a dezembro na região Centro-Sul.

Para que serve o jenipapo

O jenipapo é um fruto rico em ferro, cálcio, fósforo, bem como em vitaminas B1, B2, B5 e C. Ele possui uma boa quantidade de fibras, sendo um alimento excelente para quem sofre de prisão de ventre. Inclusive, ele é utilizado muitas vezes como laxante, devido a sua grande eficácia no trato intestinal.

Por ser uma fonte rica de ferro, o fruto é um ótimo aliado no combate aos problemas relacionados à anemia, icterícia e doenças do baço e do fígado.

continua depois da publicidade

Não bastasse isso, o jenipapo é um excelente alimento para tratar a amigdalite, diarreia, doenças venéreas, sífilis e úlcera. Ele ainda é indicado para melhorar a circulação sanguínea e problemas dos rins.

Além de oferecer todos esses benefícios ao nosso corpo, o jenipapo pode ainda ser utilizado para tratar doenças respiratórias, como a bronquite e a asma. Inclusive, em diversos lugares do Brasil é comum oferece xarope do fruto a pessoas que sofrem com problemas nos pulmões.

Nesse caso, o indicado é cozinhar durante 40 minutos três jenipapos e um limão com casca cortado em pedaços em dois litros de água. Após o cozimento, deixe esfriar e acrescente mel a gosto. O xarope deve ser armazenado em um pote de vidro.

continua depois da publicidade

Recado importante: As informações contidas neste texto têm caráter meramente informativo. Caso queira saber mais informações sobre o jenipapo e se ele pode ser inserido em sua dieta, procure a orientação de um bom profissional.