Saiba como fazer um delicioso molho branco para macarrão

De origem italiana, o molho branco, originalmente chamado de bechamel, se sofisticou na França. Confira a receita.

O molho Bechamel, conhecido no Brasil como molho branco, tem origem italiana. Mas foi no França que ele ficou mais sofisticado. O molho chegou ao país francês no século 16, graças ao casamento de Catarina de Médici, uma nobre de Florença, com o rei francês Henrique II.

continua depois da publicidade

Com a união, Médici virou rainha e foi para a França, levando junto com ela os melhores estilistas, perfumistas e, claro, cozinheiros italianos. E entre as receitas introduzidas na culinária francesa estava o milho salsa colla, bem semelhante ao molho branco.

O nome bechamel em francês significa molho feito a partir da mistura de farinha de trigo, leite, manteiga, creme de leite e vegetais aromatizantes.

continua depois da publicidade

O nome foi dado em homenagem ao marquês Louis de Béchameil, financista e maitre (do francês, mestre, que se refere também ao cargo responsável pelo gerenciamento de restaurantes) na corte de Luís XIV, que era o rei da França na época. No Brasil, ele ficou conhecido como molho branco por apresentar a cor branca.

Agora que você já sabe um pouco da história do molho branco, que tal aprender a fazê-lo para usá-lo no macarrão? Confira a receita abaixo:

Molho branco para macarrão

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 500 ml de leite integral;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo:

O primeiro passo do preparo do molho branco é aquecer, em uma panela funda, a manteiga em fogo baixo. Quando a manteiga começar a derreter, acrescente a farinha de trigo e deixe dourar, mexendo sempre.

continua depois da publicidade

Quando perceber que a mistura está ganhando uma consistência de massa, coloque o leite integral aos poucos. É importante misturar vigorosamente para não formar grumos. Após isso, adicione o creme de leite e o sal. Misture bem. Aqueça, mas não deixe ferver. Sirva a seguir.

Seguiu o passo a passo direitinho e, mesmo assim, o molho branco não ficou legal? Não tem problema, confira as dicas a seguir para salvar o seu molho.

1. O molho branco empelotou

Basta bater o molho no liquidificador ou peneirá-lo.

continua depois da publicidade

2. O molho branco ficou espesso além da conta

Acrescente um fio de leite e mexa para soltar.

3. O molho branco ficou ralo

Basta cozinhar mais um pouco até engrossá-lo, sempre mexendo.