Não passe do ponto: 3 dicas úteis para fritar batatas na airfryer

Chips, palito, rústica, smile… Independente do formato, aprenda algumas dicas de como deixar sua batata frita perfeita.

Com a correria do cotidiano e a necessidade de uma refeição mais saudável, a airfryer tornou-se uma grande companheira dos brasileiros. Sua praticidade proporciona a cocção rápida de diversos alimentos sem precisar usar grandes quantidades de óleo ou azeite. Um desses preparos é a batata frita.

continua depois da publicidade

Seja rústica, chips, palito ou smile, uma boa batatinha faz a diferença no prato. Por isso, para não te deixar só na vontade, separamos três dicas de como fritar batatas na airfryer. Mesmo sendo do time que erra até o ponto do miojo, não se preocupe. Com estas orientações sua batata será um sucesso.

1. Borrifador

Para que a batata fique crocante é necessário besuntar um pouco de óleo ou azeite nas porções. Isso vale para batatas congeladas ou in natura. A dica é usar um borrifador de óleo, assim, você consegue controlar a distribuição de gordura entre os cortes.

continua depois da publicidade

Jogar a gordura diretamente do pote é válido, mas não funciona tão bem quanto o borrifador. Você pode usar um desses borrifadores de água e o produto também poderá ser utilizado em outras receitas, como empanadas, mandioca, chips de banana etc.

2. Tempere

Antes mesmo de colocar o óleo ou azeite, salpique o sal e misture nas batatinhas. Isso porque quando você adiciona a gordura ao alimento o sal não consegue se fixar bem. Dessa forma, ao adicionar o sal, antes de borrifar o óleo, o alimento já fica temperado.

E ainda, colocar o sal após a fritura não é recomendado, pois, como a batata sai sequinha na fritura da airfryer, o tempero não consegue adentrar no alimento.

continua depois da publicidade

3. Olha o tempo

Outra vantagem do airfryer é conseguir controlar o tempo e a temperatura no recipiente. Assim, para ter uma batata perfeita pré-aqueça a fritadeira por 3 minutos a 200º. Depois, frite a batatinha de 12 a 16 minutos, ainda nos 200º.

O tempo pode variar dependendo da marca da airfryer, por isso, confira na descrição do aparelho qual o tempo recomendado para batatas. Uma boa dica é deixar a batata fritando nos primeiros 10 minutos e, a partir daí, confira como estão ficando.

Quando chegar na cor e ponto que mais te agrada é só tirar e saborear.

continua depois da publicidade