Café realmente solta o intestino? Entenda

Você também fica com vontade de ir ao banheiro depois de tomar uma xícara de café? Descubra por que isso acontece.

Para a maioria das pessoas, o dia só começa de verdade depois de uma boa xícara de café, e se você também é adepto desse ritual matinal, sabe que é comum ter vontade de ir ao banheiro logo em seguida — por que será que isso acontece?

continua depois da publicidade

Até pouco tempo atrás, a cafeína era considerada a responsável por essa resposta fisiológica, mas um estudo publicado em 2019 mostrou como alguns ratinhos reagiam a doses de café comum e também de café descafeinado. Os resultados revelaram que a bebida realmente solta o intestino, mesmo quando é preparada sem cafeína.

Ao que tudo indica, isso tem a ver com o próprio café que, com ou sem cafeína, aumenta a quantidade de substâncias ácidas produzidas pelo estômago, provocando um aceleramento no trânsito intestinal.

continua depois da publicidade

Café com cautela

Ainda que o efeito exista e seja realmente o precursor de uma dor de barriga, a verdade é que não se pode usar o café como uma espécie de tratamento para quem sofre com problemas intestinais, como a prisão de ventre.

Não há estudos que mostrem esse método como uma medida eficiente para solucionar a constipação intestinal, que pode estar relacionada, inclusive, a problemas mais sérios de saúde. Se você tem muita dificuldade para evacuar e fica dias sem ir ao banheiro, não deixe de buscar a opinião de um médico gastroenterologista.

Na maioria dos casos, o paciente é encaminhado para um profissional da área de nutrição e, com alguns ajustes na dieta, o intestino volta a funcionar com regularidade e sem que seja necessário o uso de medicamentos.

continua depois da publicidade

Em casos mais importantes, o médico pode solicitar exames, dar o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado para o paciente. É fundamental não negligenciar os sinais que seu corpo dá de que as coisas podem não estar bem e buscar uma avaliação médica sempre que possível.

Até lá, pegue leve na hora de tomar café. Apesar de ser uma bebida tradicional e saborosa, é preciso que seu consumo seja moderado — nada mais do que quatro xícaras ao longo do dia, hein!