3 dicas para se tornar mais resiliente em meio aos problemas do dia a dia

Você sabe o que fazer quando as coisas não saem como o planejado? Veja, a seguir, algumas maneiras de ter resiliência nas horas difíceis.

A vida adulta não é um parque de diversões, e a verdade é que às vezes as coisas saem do controle e nos vemos diante de situações complexas. Nessas horas, quando temos problemas em aspectos profissionais, amorosos, acadêmicos ou pessoais, é preciso colocar em prática uma habilidade extremamente necessária para o bem da sua saúde mental: resiliência.

continua depois da publicidade

Ser uma pessoa resiliente não é demonstrar indiferença sobre os problemas da vida, mas sim enxergá-los de forma mais racional e, a partir disso, estabelecer quais são as atitudes necessárias para mudar a situação ou, em alguns casos, entender que é preciso mudar de foco e seguir em frente.

Dicas para ter mais resiliência

É claro que não vai ser do dia para a noite que você vai deixar de entrar em pânico quando alguma coisa sair do roteiro, mas, com algumas pequenas mudanças na forma como você enxerga as situações, é possível melhorar e ter mais resiliência. Confira nossas dicas:

continua depois da publicidade

Tente ser uma pessoa mais flexível

Quando não admitimos que nem tudo acontece como o esperado, fica realmente difícil enfrentar períodos de crise. Trabalhe mentalmente para entender que, às vezes, precisamos de flexibilidade, o que permite que você se adapte em cenários diferentes e fora dos planos.

Busque as lições

Não há como passar uma vida sem experiências negativas. Quando uma delas acontecer com você, tente observar quais são as lições por trás de cada “fracasso”. Esse aprendizado pode ser útil e colaborar positivamente com a sua vida no futuro.

Lamente, sim, quando algo sair dos trilhos, mas depois erga a cabeça e reflita sobre seus aprendizados.

continua depois da publicidade

Tenha hábitos saudáveis

Não é à toa que os grandes empresários de Nova York fazem questão de caminhar no Central Park todos os dias. Hábitos saudáveis ajudam a mente a funcionar melhor em todos os sentidos, inclusive quando estamos passando por um período difícil e precisamos encontrar uma forma de ficar bem.

Entre esses hábitos, destacamos:

  • Praticar atividades físicas;
  • Meditar;
  • Comer de forma saudável;
  • Dormir bem;
  • Manter um bom convívio com amigos e familiares;
  • Tomar bastante água ao longo do dia.

É claro que, em algumas situações, as coisas podem ser mais difíceis. Se você estiver com algum tipo de sofrimento psicológico, busque a ajuda de um profissional dessa área.

continua depois da publicidade