Confira dicas e truques para tirar mofo de roupa colorida

São dicas e truques simples com produtos que você tem em casa.

Deixar roupas muito tempo guardadas no armário pode provocar o surgimento de manchas de bolor no tecido. Isso acontece porque o excesso de umidade pode fazer com que fungos e microrganismos se acumulem no local.

continua depois da publicidade

Para evitar essa dor de cabeça, é importante sempre lavar as roupas e conservá-las da forma mais arejada possível. Mas, se você ainda não adotou esses cuidados e alguma peça de roupa está com mofo, confira a seguir as dicas e truques que preparamos para você tirar o bolor de roupa colorida.

1. Tirar mofo de roupa colorida com vinagre de álcool

O vinagre álcool é uma ótima opção de neutralizar a ação dos fungos. Com ele, é possível limpar a roupa de forma rápida e sem causar danos ás fibras do tecido. Veja abaixo formas de usar o vinagre de álcool:

continua depois da publicidade
  • Se a mancha de mofo estiver pequena, borrife um pouco de vinagre de álcool diretamente no tecido. Em seguida, esfregue com um pano ou uma escova de dente velha. Espere cerca de 15 minutos para lavar a peça normalmente;
  • Caso a mancha de mofo seja maior, prepare uma solução de dois litros de água com duas xícaras de vinagre de álcool. Deixe a peça de roupa de molho por 20 minutos, para tirar o bolor por inteiro. Após isso, esfregues os locais mais atingidos pelo mofo e, em seguida, lave a roupa normalmente com sabão neutro.

2. Tirar mofo de roupa colorida com bicarbonato de sódio

A pasta de bicarbonato de sódio com água é também uma excelente opção para tirar o mofo e outras sujeiras que ficam impregnadas na roupa. Veja como usar o produto a seguir.

  • Para manchas pequenas de mofo, prepare uma mistura reduzida de pasta de bicarbonato de sódio. Em um recipiente, coloque uma colher de sopa de bicarbonato e duas colheres de sopa de água gelado. Misture os ingredientes e aplique a mistura nos locais sujos de mofo. Deixe agir por 20 minutos. Em seguida, com esfregue com um pano uma escova, enxágue a roupa e lave normalmente com sabão neutro;
  • Para manchas maiores, basta fazer uma maior quantidade de pasta. Em uma bacia, coloque dois litros de água e adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Misture os ingredientes e deixe a peça de molho por 20 minutos. Depois, esfregue os locais mais atingidos pelo mofo com uma escova velha e leva normalmente a roupa.

3. Tirar mofo de roupa colorida com um produto tira manchas

Uma outra forma de remover o mofo da roupa é utilizar um tira manchas. Para usá-lo, basta seguir as instruções na embalagem do produto para não cometer erros e causar danos à sua roupa.

Geralmente, é preciso umedecer o tecido, aplicar o tira manchas, deixa-lo atuar por alguns minutos, esfregar a roupa com uma escova ou esponja e, por fim, lavar a peça normalmente.

continua depois da publicidade