5 animais que vivem dentro do mar que você ainda não conhecia

Conheça algumas das criaturas exóticas que habitam o mundo submerso.

O desconhecido sempre foi fonte de inspiração para as diferentes civilizações. Desde a antiguidade, os fenômenos e territórios pouco conhecidos foram temas de histórias, lendas e mistérios. Por isso, o mundo submerso é um prato cheio para os criativos e curiosos.

continua depois da publicidade

Isso porque boa parte das profundezas dos mares e oceanos ainda são desconhecidas e muitas espécies ainda não foram catalogadas. Porém, mesmo que desconheçamos a maioria das criaturas marítimas, muitas já encontradas chamam a atenção por sua peculiaridade. Dessa forma, separamos 5 animais exóticos que moram dentro do mar e você, provavelmente, não conhece. Confira:

1. Lula-vampiro-do-inferno

Pelo nome dá para imaginar que se trata de uma espécie excêntrica. A alcunha é justificada pela membrana preta que cobre seu corpo, a qual se assemelha a uma capa de um vampiro.

continua depois da publicidade

Mas, fique tranquilo, a lula-vampiro-do-inferno é inofensiva e se alimenta de partículas de comidas encontradas no oceano. A criatura apresenta oito braços e duas nadadeiras e tem a capacidade de liberar um material bioluminescente para fugir dos predadores.

2. Peixe sarcástico

De nome científico: Neoclinus blanchardi, a espécie vive no nordeste do Oceano Pacífico e costuma morar em tocas. O nome é devido a seu comportamento agressivo, visto que é um animal bastante territorialista e está sempre pronto para proteger sua morada.

Para isso, o peixe possui uma articulação na boca que permite abri-la em um tamanho quatro vezes maior do que o normal, o que pode assustar os predadores.

continua depois da publicidade

3. Camarão-louva-a-deus-palhaço

A criatura pode chegar a 18 cm de comprimento e é encontrada no Indo-Pacífica e na África Oriental. O camarão se destaca pelo corpo de coloração verde, pernas laranjas e uma carapaça com estampas. Tais características e sua estrutura semelhante a um louva-a-deus justificam a nomenclatura.

Uma curiosidade sobre o animal é que ele é capaz de desferir um dos mais rápidos e violentos golpes do mundo animal. Com uma velocidade de 80 km/h, o golpe é capaz de quebrar a carapaça de um caranguejo.

4. Dragão-marinho-folhado

O Phycodurus eques pertence à mesma família dos cavalos-marinhos e é encontrado, principalmente, nas costas oeste e sul da Austrália. O nome se dá por suas características físicas, ele se parece com um pequeno dragão feito de folhas.

continua depois da publicidade

Essas “folhas” cobrem todo seu corpo, o que o ajuda a camuflar-se no mar. Quando se move, o animal parece uma alga flutuante.

5. Enguia-pelicano

Para finalizar a lista, um peixe abissal raramente visto por seres humanos, o Eurypharynx pelecanoides. A espécie também é conhecida como peixe-pelicano, enguia-pelicano, enguia-de-guleira ou peixe-boca-de-guarda-chuva.

As alcunhas são devidas à sua enorme boca, muito maior que o próprio corpo. A mandíbula inferior tem uma forma de bolsa, o que lembra a de um pelicano.

continua depois da publicidade