Você sabe a diferença entre os tipos de mamão que existem? Descubra aqui

A fruta apresenta 57 variedades, sendo as mais comuns no Brasil o mamão-papaia e o formosa.

O mamão é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Ele é encontrado facilmente nas feiras, mercados, sacolões o ano inteiro, mesmo que a sua safra seja somente nos meses de janeiro, fevereiro, junho, outubro e novembro.

continua depois da publicidade

A fruta tem sua origem localizada nas regiões tropicais das Américas. Ela possui 57 variedades, como o mamão-da-baía, mamão-papaia, formosa, e mamão-da-índia e mamão-macho. No entanto, no Brasil, os tipos mais encontrados são o mamão-papaia e o formosa.

Sabendo disso, nós selecionamos as principais diferenças que há entre o mamão-papaia e o formosa. Confira a seguir.

continua depois da publicidade

Diferenças entre o mamão-papaia e o formosa

De uma forma geral, o valor nutricional desses dois tipos de mamão é o mesmo, embora existam algumas diferenças. O mamão formosa apresenta um tamanho maior, o que significa que ao não ser consumido todo de uma vez, ele pode estragar.

O formosa apresenta uma cor mais esmaecida, o que demonstra que ele possui uma quantidade menor de licopeno em sua composição. Essa substância é responsável por dar uma cor mais avermelhada a alguns alimentos, como a melancia e o tomate, por exemplo.

O maior benefício dessa substância é ser um poderoso antioxidante, composto que combate o excesso de radicais livres no corpo. Essas moléculas, quando em grande quantidade no organismo, causam a oxidação das células que, por sua vez, provoca o envelhecimento precoce e auxilia no desenvolvimento do câncer.

continua depois da publicidade

Já o mamão-papaia possui uma quantidade maior de fibras em relação ao formosa. Tanto o mamão-papaia quanto o formosa são ótimas opções para quem é adepto da dieta low carb, uma vez que possuem poucas calorias.