5 sinais de que o seu relacionamento provavelmente não está muito bom

Às vezes, é preciso de uma ajudazinha para entender que um namoro ou casamento não está saudável…

É muito comum encontrarmos pessoas que buscam um relacionamento amoroso a todo custo, sem refletir mais profundamente a respeito do que faz com que um namoro ou casamento dê certo e seja considerado saudável.

continua depois da publicidade

Se repararmos nas histórias de amor que são apresentadas para nós desde a infância, como os contos de fadas ou até os filmes de comédia romântica, podemos perceber que, na maioria das narrativas, estar com alguém é o que basta para o tão sonhado “e viveram felizes para sempre”.

Depois, na vida adulta e vivendo um relacionamento romântico na prática, acabamos percebendo que a realidade não é nada parecida com as histórias dos contos de fadas ou dos filmes bonitinhos.

continua depois da publicidade

Às vezes fica difícil entender até mesmo quais são os sinais que nos indicam que um relacionamento amoroso não vai bem. Para ajudar você a reconhecer esse tipo de situação, separamos alguns desses indicativos:

Não há mais confiança

Um relacionamento saudável exige confiança dos dois lados.

Se você sente que a outra pessoa vive querendo saber todos os passos que você dá ao longo do dia, se faz questão de saber com quais amigos você saiu depois do trabalho e se faz cobranças sufocantes, já é um sinal de que não há mais confiança e de que a relação pode evoluir para o abuso.

continua depois da publicidade

Vocês deixaram de ser cúmplices

O bacana de estar em um relacionamento com alguém é o comprometimento no que diz respeito a todos os aspectos da vida ao lado dessa pessoa.

Cumplicidade quer dizer que vocês, juntos, estão ali de corpo inteiro, sentam pertinho, fazem carinho, torcem pelo sucesso um do outro e se preocupam de verdade um com o outro.

A relação se tornou tóxica

Um relacionamento tóxico é aquele que vive cheio de cobranças, ciúmes, ameaças, traições, mentiras e, inclusive, agressividade. Nada disso é aceitável.

continua depois da publicidade

Vocês têm planos diferentes de vida

Se um dos dois quer muito ter filhos, mas a outra pessoa não suporta a ideia, por exemplo, temos um problema sério. Não é bacana que nenhum dos lados se force a mudar de opinião somente para agradar o parceiro.

Quando as duas pessoas envolvidas têm planos diferentes de vida, é difícil que o relacionamento dê certo por muito tempo.

A intimidade do casal não é mais a mesma

Se um dos dois precisa fazer chantagem para ter relações sexuais, isso é um grande problema. O sexo deve ser um momento bacana, de total consentimento e que sirva para aproximar o casal, não para ser “por obrigação” ou só para satisfazer um dos dois envolvidos.

continua depois da publicidade

Às vezes, por medo da vida sem alguém ao lado, podemos ficar em relacionamentos que estão fadados ao fracasso.

É importante entender que nada justifica ficarmos ao lado de alguém que não nos interessa mais, especialmente na presença dos sinais acima. Seu melhor relacionamento tem que ser com você.