Repare: 5 sinais de que seu cachorro está feliz em sua casa

Nada é melhor do que saber que seu pet está satisfeito, então confira aqui como saber se as coisas estão indo bem na sua relação com seu amigo de quatro patas.

Qualquer casa ganha novas cores quando tem um cachorrinho para chamar de seu. Os animais trazem toda uma nova gama de situações divertidas, ajudam seus tutores a se sentirem mais felizes e garantem que o tédio raramente será um problema.

continua depois da publicidade

Já que os cães trazem todos esses benefícios para sua família humana, é normal que o tutor se preocupe em retribuir todo o carinho e a atenção e deseje que a felicidade seja de todos que moram na casa. Entretanto, muitas vezes não sabemos como tirar a prova dos nove para termos certeza que o cachorro está feliz.

Para ajudar nessa tarefa, fizemos uma lista com os sinais que mostram se a felicidade faz parte da vida do seu cãozinho.

continua depois da publicidade

1. Repare no rosto

Quando um cachorro está feliz, é possível perceber que os músculos da face estão relaxados, inclusive a mandíbula fica semi aberta. Os olhos também são um bom indicativo, porque dá para notar se as pálpebras estão relaxadas, e a parte branca do olho não está muito visível.

2. O corpo fala

Perceba se o corpo, orelhas e rabo estão em posição de descanso, porque, se o cachorro está relaxado, significa que não acredita estar diante de nenhum perigo, podendo simplesmente aproveitar a vida.

3. Sono dos justos

Caso seu cachorro durma muito ou tenha períodos de insônia é bom averiguar a razão. Um animal feliz dorme tranquilamente por muito tempo, mas nunca nega uma brincadeira com os tutores.

continua depois da publicidade

4. Sozinho, mas não solitário

Verifique se quando o animalzinho está sozinho ele não apresenta nenhum comportamento compulsivo, como arranhar, lamber a pata ou uivar sem parar.

A saudade do tutor é normal, porém, se a confiança está em dia, o cão não vai sofrer ao ponto de desenvolver comportamentos que podem prejudicá-lo.

5. Proximidade

Também pode-se perceber a felicidade e segurança no cachorro se ele tenta ficar perto do tutor, pedindo carinho e querendo mostrar o quanto ele se importa com o seu humano.

continua depois da publicidade

Se você perceber qualquer mudança no hábito do cachorro, ou se fica com a pulga atrás da orelha quanto a algum comportamento, procure imediatamente uma médica veterinária, para uma análise profissional.