485 mil pessoas ainda precisam sacar o abono PIS/Pasep; veja como fazer

Confira aqui quem tem direito e como é possível resgatar o dinheiro esquecido.

Quando se fala em abono salarial do PIS/Pasep, é preciso entender que isso se trata de um valor pago anualmente aos trabalhadores que, há dois anos, trabalharam pelo menos 30 dias com carteira assinada, não tenham recebido mais que dois salários mínimos e estejam há pelo menos dois anos inscritos no PIS/Pasep.

continua depois da publicidade

Em 2022, estão sendo pagos os valores referentes ao ano-base 2020. Confira a seguir como sacar, caso tenha direito e ainda não o tenha feito:

Quando aconteceram os pagamentos

Neste ano, os beneficiários tiveram o dinheiro disponibilizado entre fevereiro e março, mas calma, pois, caso você não tenha realizado o saque, o montante estará disponível até 29 de dezembro de 2022.

continua depois da publicidade

Como sacar o dinheiro

  • Caso seja beneficiário do PIS e não tenha conta na Caixa Econômica Federal (CEF), nem tenha conseguido abrir uma poupança digital pelo App “Caixa Tem”, é possível realizar o saque presencialmente nas agências da CEF, bastando levar o número do PIS e um documento oficial com foto;
  • Caso tenha o cartão cidadão, o beneficiário do PIS também pode realizar os saques nos caixas eletrônicos, lotéricas ou postos Caixa Aqui;
  • Para os beneficiários do Pasep, o trabalhador deve dirigir-se a qualquer agência do Banco do Brasil, com documento oficial de identificação com foto.

Caso você tenha um abono mais antigo, por exemplo referente ao ano-base 2019, não adianta ir direto ao banco. O trabalhador deve encaminhar um pedido para o Ministério do Trabalho e Previdência, preenchendo o formulário disponível neste site.

Serão solicitadas algumas informações pessoais. Em seguida, para facilitar, no campo assunto, coloque “7 – RAIS/Abono Salarial” e na mensagem informe o motivo pelo qual está pedindo o recurso.

Se, eventualmente, você tiver dificuldades com tecnologia, pode ligar para o serviço “Alô Trabalhador”, através do telefone 158.

continua depois da publicidade