Abono PIS/Pasep 2022: até quando é possível realizar o saque? Entenda

Confira como funciona o pagamento do benefício e quantas pessoas ainda não retiraram o valor.

O abono salarial do PIS/Pasep é um valor (que pode chegar a um salário mínimo) pago anualmente àqueles trabalhadores que receberam até dois salários mínimos, contanto que esses estejam, há ao menos cinco anos, cadastrados junto ao Cadastro Nacional de Informações (CNIS) ou no Fundo de Participação PIS-Pasep.

continua depois da publicidade

Para esse benefício ser recebido, o empregador também deve fazer sua parte, ou seja, deve contribuir para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) ou para o Programa de Integração Social (PIS). Em 2022, foi pago o abono referente ao ano-base de 2020.

Como funcionam os pagamentos

  • Em relação ao abono do ano-base de 2020, os pagamentos foram feitos entre fevereiro e março de 2022. Eles estarão disponíveis até 29 de dezembro de 2022;
  • Quem for da iniciativa privada, portanto beneficiário do PIS, com conta na Caixa Econômica Federal (CEF), receberá, automaticamente, de acordo com seu mês de nascimento. Os outros, com o Cartão do Cidadão, poderão movimentar os valores através do aplicativo “Caixa Tem” ou nos terminais de autoatendimento da CEF, bem como nas suas agências ou ainda nas lotéricas;
  • Para quem recebe o PASEP, caso seja correntista ou tenha poupança no Banco do Brasil (BB), o crédito será automático. Nos outros casos, é possível fazer TED do valor nos terminais de autoatendimento, agências do BB, ou ainda pelo site.

Muita gente esquece de sacar

Como explicado acima, caso você não tenha relacionamento com o banco responsável pelo pagamento, o valor precisa ser movimentado ativamente. Até agora, em 2022, cerca de 500 mil trabalhadores ainda não realizaram o saque referente ao abono do ano-base de 2020.

continua depois da publicidade

Isso significa, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, que mais de R$ 523 milhões estão disponíveis e não foram retirados.

Caso você tenha dúvidas se seu PIS/Pasep já está disponível, pode consultar o calendário e os valores nesse outro texto que já publicamos por aqui.