5 lugares misteriosos que já foram flagrados no Google Earth

Como as imagens capturadas pelo programa estão disponíveis para qualquer pessoa, elas têm ajudado a flagrar lugares misteriosos espalhadas pela Terra.

O Google Earth é um software de exploração mundial mantido pelo Google. Com ele, é possível visitar o mundo sem sair de casa, graças às imagens capturadas por satélites em 3D. Pelo programa ainda é possível ir até a Lua, ver locais de pouso das missões Apollo, conhecer Marte, simular voos, entre outras possibilidades, tudo isso do sofá de casa.

continua depois da publicidade

Como as imagens capturadas estão disponíveis para serem acessadas por qualquer pessoa, elas têm ajudado pesquisadores, cientistas e também amadores a flagrar lugares misteriosos espalhados pelo planeta Terra. A seguir, confira 5 desses lugares misteriosos que já foram flagrados pelo Google Earth.

1. As Ilhas Faroé, na Dinamarca

As Ilhas Faroé são um arquipélago autônomo e pertencem a Dinamarca. O local é composto por 18 ilhas vulcânicas, localizadas entre a Islândia e a Noruega, no Atlântico Norte.

continua depois da publicidade

No entanto, na imagem uma grande área das ilhas está faltando, inclusive uma antiga base militar da Segunda Guerra Mundial, na Ilha de Vagar. Conforme informações do portal news.com.au, os motivos estariam relacionados com direitos de pesca.

2. Kangtega, no Nepal

Kangtega é um enorme pico da montanha da Cordilheira do Himalaia, localizado no Nepal. Por razões ainda desconhecidas, este pico é visto pelo Google Earth com uma marca preta. Acredita-se que seja uma falha no sistema do programa.

3. Base Aérea Volkel, na Holanda

Ao pesquisarmos pela Base Aérea Volkel no Google Earth, veremos apenas blocos camuflados no meio da Holanda. Uma razão para isso está na fala do ex-primeiro-ministro holandês Ruud Lubbers.

continua depois da publicidade

Ele afirmou que os Estados Unidos armazenam 22 bombas nucleares dos bunkers da base aérea, o que inclui bombas termonucleares B61 e um dispositivo que seria quatro vezes mais poderoso que as bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, no ano de 1945.

Acredita-se que as armas nucleares tenham sido armazenadas ali no início dos anos 1960.

4. Prisão Portlaoise, na Irlanda

A Prisão de Portlaoise é de segurança máxima e é destinada a alguns dos criminosos mais perigosos da Irlanda. A prisão não está borrada no Google Earth, mas é possível observar que as cores da imagem não combinam com seus arredores.

continua depois da publicidade

Isso acontece porque a vista no Google Earth é de uma antiga prisão, que se acredita ser uma medida de segurança para impedir planos de fuga da cadeia.

5. Cidade Secreta, na Rússia

No interior da tundra siberiana, há uma área que parece desfocada no Google e ninguém ainda sabe o motivo. Se voltarmos ao tempo, mais precisamente, em 1986, lembraremos que a Rússia afirmou que havia uma dezena de cidade “fechadas” pelo país.

Estas cidades misteriosas possuem grandes restrições de viagem e de residência e, para visitá-las, é preciso ter permissões específicas. Há especulações de que essas áreas são de uso militar ou áreas de pesquisas secretas.

continua depois da publicidade