Quais os lugares mais gelados do mundo? Veja lista com o top 3

O que chamamos de frio no Brasil, é o verão de muitos países ao sul do globo.

Se você pensou no coração do crush como resposta para qual lugar mais gelado do mundo, não vamos te julgar, alguns podem ser bem inóspitos mesmo. Mas se tratando de demarcações geográficas, falamos de temperaturas abaixo dos -40°C.

continua depois da publicidade

Para se ter uma ideia, a menor temperatura já registrada no Brasil, segundo o Inmet, foi de -8,6ºC, em Bom Jesus da Serra (SC). O que está muito longe dos lugares mais frios do planeta. Essas regiões proporcionam paisagens congeladas incríveis, logo, são destinos para os amantes do inverno e para os turistas mais aventureiros.

Se você se encaixa no perfil ou se interessa pelo tema, confira a lista com os lugares mais gelados do mundo.

continua depois da publicidade

Antártida

O continente é majoritariamente coberto por gelo. Situado no Polo Sul, possui enormes geleiras e um clima extremamente frio e seco, com a incidência de muitos ventos. A menor temperatura documentada na região foi de -89,9°C.

Por isso, a Antártida é considerada o lugar mais frio do mundo. Na costa, os termômetros marcam em média -10°C e, no interior do continente, cerca de -40°C. E ainda, as ventanias variam de 100km/h até 340 km/h.

Caso tenha vontade de visitar, existem cruzeiros que, além das geleiras, exploram a fauna local: colônias de pinguins, focas, elefantes-marinhos, além das grandes baleias que aparecem próximas aos navios.

continua depois da publicidade

Ulaanbaatar

Esta é a capital mais fria do mundo e a maior cidade da Mongólia, país localizado na região centro-leste da Ásia. Os termômetros da área marcam temperaturas de até -40ºC. No local, os invernos são longos e muito frios, o que faz congelar rios, lagos e o solo, por vários meses do ano.

Ulaanbaatar também é conhecida por ser habitada por um povo nômade. Nos últimos 350 anos, sua população mudou de localização pelo menos vinte vezes. Hoje, a capital da Mongólia se modernizou e possui um centro industrial e cultural. Com diversas atrações, a cidade mistura um estilo de vida tradicional com o deste século.

Snag

Para encerrar a lista, uma região mais próxima das terras tupiniquins, o Canadá. No país existe um pequeno vilarejo chamado Snag, que ganhou o título de cidade com a menor temperatura da América do Norte.

continua depois da publicidade

Por lá, em 1947, foram registrados -63°C. Mesmo com as temperaturas extremas, os arredores da cidade são um destino turístico requisitado. Por lá, é possível visitar o Parque e Reserva Nacional Kluane, um santuário ecológico no pico mais alto do Canadá, a 5.959 metros de altura.

O frio é uma das marcas do país, cidades mais conhecidas como Toronto, Ottawa e Montreal chegam aos 30 graus negativos durante o inverno.