5 truques infalíveis para que seu gato comece a gostar mais de você

Ganhar o coração de um felino pode ser um processo difícil, mas, com certeza, é muito recompensador quando você passar a receber todo o amor do seu pet.

Como o seu gato pode gostar mais de você? Confira, a seguir, algumas dicas para melhorar o seu relacionamento com o pequeno leão que você tem em casa.

continua depois da publicidade

1. Não invada os espaços e respeite os momentos do seu pet

A primeira coisa importante de entender sobre um gatinho é sua independência. Por terem essa característica, os bichanos não gostam de se sentirem forçados a realizar qualquer atividade. Por isso, quando seu gato não quiser brincar, ou não desejar ficar no colo, a chance de receber um arranhão como aviso é grande.

Além disso, logo você perceberá que seu animalzinho possui alguns lugares especiais para quando ele deseja ficar sozinho, então, quando ele estiver lá, respeito é crucial. O mesmo vale para os horários de descanso ou de limpeza (aqueles momentos nos quais o gato está se lambendo, com toda a calma do universo).

continua depois da publicidade

2. Violência não resolve nada

É muito importante ensinar bom comportamento para o bichano que conviverá com sua família, isso vale tanto para o lugar adequado para as necessidades, quanto para os limites que ele não deve passar.

Entretanto, jamais tente fazer isso através de castigos físicos ou com gritos, porque tal atitude apenas fará com que o gato queira se defender e acabe desenvolvendo um comportamento agressivo (com arranhões e rosnados) quando você for interagir com ele.

3. Não encurrale seu gato

Não é difícil perceber como todo felino é um pouco arisco, por esse motivo não tente encurralá-lo para brincar ou dar carinho, pois isso pode desencadear uma resposta de agressividade ou de medo.

continua depois da publicidade

Quando quiser interagir, o melhor é tentar chamar a atenção com um brinquedo, ou simplesmente esperar até que o bichano se aproxime por conta própria.

4. Nunca puxe a cauda

Esse membro serve como ferramenta de comunicação e equilíbrio para os felinos. Assim, nunca puxe-a, pois o desconforto será muito grande, além disso, a cauda é sensível e pode ser machucada com facilidade.

5. Compre brinquedos para gatos

Como são animaizinhos muito especiais, existe toda uma linha de brinquedos desenvolvidos para estimular os sentidos dos bichanos. Utilizar essas ferramentas, além de aumentar a cumplicidade com entre tutor e animal, irá proteger seus pés e mãos de arranhões, caso esses fossem os brinquedos usados.

continua depois da publicidade

Caso alguma dúvida aparecer, a melhor escolha é sempre procurar uma médica veterinária de confiança, afinal, ela é a profissional mais adequada para lhe auxiliar na construção dessa relação linda entre humano e felino.