Cuidado: confira 20 plantas que são tóxicas para o seu cachorro ou gato

Se você tem plantas e pets em casa, é preciso tomar alguns cuidados.

Ter animais de estimação em casa é uma delícia e isso é inegável. O que nem todo mundo se lembra é de que gatos e cachorros precisam de outros cuidados além dos básicos, como oferecer água, comida, dar vacinas e levar ao veterinário de tempos em tempos.

continua depois da publicidade

Se você tem gato ou cachorro em casa, é importante também prestar atenção nas plantinhas que decoram o seu ambiente, pois algumas delas podem ser tóxicas e trazer sérios problemas de saúde para o seu amado bichinho de estimação. Veja quais plantas são tóxicas para esses animais:

  1. Comigo-ninguém-pode;
  2. Copo-de-leite;
  3. Alamanda;
  4. Babosa;
  5. Jiboia;
  6. Azaléia;
  7. Samambaia;
  8. Antúrio;
  9. Arnica;
  10. Arruda;
  11. Beladona;
  12. Bico-de-papagaio;
  13. Coroa-de-cristo;
  14. Costela-de-Adão;
  15. Espada de São Jorge;
  16. Espirradeira;
  17. Hibisco;
  18. Fícus;
  19. Violeta;
  20. Lírio da paz.

Seu pet pode dar alguns sinais de intoxicação caso entre em contato com alguma dessas plantas. É importante reconhecer esses sinais e levá-lo ao veterinário imediatamente:

continua depois da publicidade
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Salivação em excesso;
  • Oligúria (quando o animal faz menos xixi do que o normal);
  • Febre;
  • Dificuldade para respirar;
  • Polidipsia (excesso de sede);
  • Ressecamento da pele e das mucosas.

Esses sintomas podem variar conforme o tipo de planta ingerida e também conforme a saúde do animal. Se você encontrar a planta que o seu cachorro ou o seu gato comeu, leve-a com você na consulta veterinária, pois isso colabora com o diagnóstico e ajuda o profissional a realizar as condutas de socorro.

É muito importante não negligenciar os sinais de intoxicação, pois, em alguns casos, o problema pode ser fatal. Ter um animal de estimação exige muita responsabilidade, por isso veja se há plantas tóxicas em sua casa e tome as devidas providências para que o seu cachorro ou gato jamais entre em contato com elas.