Estas 5 estrelas são as maiores de todo o Universo; veja lista completa

Para quem acha que o nosso Sol é grande, essa lista pode ser uma grande surpresa.

Quando olhamos para o Sol, e vemos como ele domina nosso horizonte, podemos ficar perplexos com seu tamanho, mas ele está longe de ser uma das maiores estrelas que existem.

continua depois da publicidade

Claro que ainda não se conhece todo o Universo, por isso não é possível afirmar exatamente qual a maior estrela que existe nele. Ainda assim, temos certeza que nossa amada estrela é uma das pequenas, principalmente quando comparadas com as grandonas que separamos para você.

Confira a seguir as estrelas conhecidas com o maior diâmetro:

continua depois da publicidade

1. VY Canis Majoris

Essa hipergigante vermelha tem um diâmetro 2.100 vezes maior do que o Sol e brilha 3 mil vezes mais. Acredita-se que esteja próxima ao fim de sua vida e que, provavelmente, ela irá se transformar em um buraco negro.

2. NML Cygni

Também considerada uma hipergigante vermelha. Está localizada na constelação de Cisne e possui um diâmetro que está entre 1.642 e 2.775 sóis.

3. UY Scuti

Descoberta em 1860, essa estrela está a 9.500 anos-luz de distância e seu raio é cerca de 1.700 vezes maior que a do Astro Rei.

continua depois da publicidade

4. “V354 Cephei”

Essa supergigante vermelha está na mesma galáxia que nós (a Via Láctea) e seu diâmetro é 1.520 vezes o do Sol.

5. “WOH G64”

Habitando há 160 mil anos-luz da Terra, dentro de uma galáxia anã chamada Grande Nuvem de Magalhaes, ela teria um raio correspondente a algo entre 2.000 e 2.500 Sóis.

Essas medidas, como deve ter sido possível perceber, se baseiam no raio ou diâmetro, o que demonstra, basicamente, o tamanho aparente, mas esse não é o único modo possível de medição. Também seria possível classificar as estrelas quanto à sua luminosidade ou massa, por exemplo.

continua depois da publicidade