Quais são os cachorros mais inteligentes? Veja lista com 7 raças

Facilidade de adestramento pode ser um fator muito importante na hora de escolher seu pet.

Diversas necessidades humanas influenciaram no desenvolvimento das raças de cachorros, o que faz com que não seja algo simples medir a inteligência desses animais. Alguns são incríveis para cuidar de rebanhos, por exemplo, enquanto outros têm uma habilidade invejável para guarda e ainda existem alguns com mais independência emocional e social.

continua depois da publicidade

Por esse motivo — e tentando desenvolver algum critério que pudesse ser universalmente aplicado —, Stanley Coren, psicólogo e pesquisador estadunidense, elaborou uma escala que se baseia em exercícios de trabalho e obediência.

Com isso, ele definiu quais as raças precisavam repetir menos vezes um comando para tê-lo internalizado, avaliando que, quanto menor o número, mais inteligente seria o animal.

continua depois da publicidade

Confira a seguir quais os sete primeiros colocados nessa acirrada disputa:

1. Border Collie

Raça desenvolvida para cuidar de rebanhos, possui grande facilidade em aprender comandos e, justamente por isso, necessidade de amplos espaços e de exercícios constantes para uma vida saudável.

2. Poodle

Muito ativos e brincalhões, esses cachorros aprendem comandos muito rápido. Para se desenvolver direitinho eles precisam de muita interação com seus tutores, porque odeiam ficar sozinhos.

continua depois da publicidade

3. Pastor Alemão

Usados para guarda, como cães policiais e cães de terapia, esses pets precisam ter sempre algo para fazer e exercitar suas incríveis habilidades para obediência e trabalho.

4. Golden Retriever

Lindos, populares, brincalhões, os Golden adoram crianças e, além disso, são ótimos em aprender truques.

5. Dobermann

Um ótimo cão de guarda, com muita coragem e maleabilidade no temperamento. Por isso, caso queira um animal dócil e ligado aos tutores, é importante tratá-lo sempre com muito carinho e respeito.

continua depois da publicidade

6. Pastor de Shetland

Raça ideal para quem tem família, porque se adapta bem com crianças. Normalmente, é muito amoroso com sua família humana e adora carinho.

7. Labrador Retriever

Idealizados para caçar, os cachorros dessa raça costumam ser muito obedientes, carinhosos e adoram exercícios (principalmente correr e nadar).

Para aproveitar ao máximo o potencial dessas raças, o ideal é sempre ter o acompanhamento de uma médica veterinária e de uma adestradora profissional. Essas profissionais saberão não só cuidar do cãozinho, como também instruir a família humana nas melhores práticas de bem-estar animal.

continua depois da publicidade