Tudo Bahia
Portal de Notícias

Dia Mundial da África: confira 8 curiosidades sobre o continente

Celebração pode servir para conhecermos melhor o lar de cerca de 1 bilhão de pessoas.

A África é um continente imenso, com paisagens deslumbrantes, culturas incríveis e um solo riquíssimo. Mas, mesmo assim, muitas pessoas praticamente desconhecem esse lugar, seja porque não existe muito foco nele durante o ensino básico e médio, seja por simplesmente nunca terem parado para pensar sobre como a África pode ser interessante.

Uma oportunidade para mudar esse quadro é o dia 25 de maio, conhecido atualmente como “Dia de África”. A data foi instituída em 1963 como “Dia da Libertação de África” e celebrava a conquista da independência por diversos países africanos.

Por isso, para colaborar com a difusão de conhecimento sobre o continentes, separamos algumas curiosidades sobre ele:

1. Diversidade de países

O continente africano é o lar de 54 países, dos quais 48 são continentais e 6 são insulares. Desses, a Argélia é o com maior extensão territorial e a Nigéria possui a maior população.

2. Formação geológica antiga

A África é um continente muito antigo, por isso possui baixas altitudes, mas no leste do continente existem algumas montanhas, como a Cordilheira do Atlas e o Kilimanjaro.

3. Uma Babel

Em toda a extensão do continente, falam-se, aproximadamente, 2 mil idiomas, além de diversos dialetos. Dessas línguas, a maioria é africana, mas também existem muitos falantes das línguas dos invasores europeus (como francês, português e inglês).

4. População

Os habitantes não estão distribuídos de forma igualitária pelo território, devido à existência de diversos locais nos quais o ser humano não consegue viver em grande número (como desertos e florestas densas).

A população, na maioria dos países, se concentra no meio rural (algumas exceções são Tunísia, Líbia e Argélia).

5. Diversos climas

Devido à sua localização geográfica, na África, mesmo com 75% do seu território com clima equatorial, existem também o clima tropical, equatorial, desértico, semiárido e pequenos trechos com clima mediterrâneo.

6. Um grande rio

O Nilo é considerado o maior rio em extensão do mundo, podendo, inclusive, ser visto do espaço.

7. Nunca foi colônia

A Etiópia nunca foi colonizada por nenhum europeu na sua totalidade. Inclusive, em 1896, os etíopes impuseram uma derrota histórica aos exércitos italianos.

8. Irmãos de língua

Português é a língua oficial em Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe. Guiné-Equatorial também adotou nosso idioma como oficial, mas quase não existem falantes dele por lá.

Sendo o Brasil o lar do maior número de negros fora de África, conhecer esse continente, também é conhecer um pouquinho mais nosso próprio país.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais