Por quanto tempo o meu gato pode ficar sozinho em casa? Entenda

Os bichanos podem ser independentes, mas isso não significa que não precisam de atenção.

Muitas famílias escolhem ter um gato justamente por seu temperamento independente e pela possibilidade de deixá-lo sozinho. E isso não se aplica apenas para aqueles intervalos nos quais a família humana está fora trabalhando ou estudando, também imaginam que pode-se viajar sem problemas, com o felino ficando sozinho tranquilamente.

continua depois da publicidade

Isso pode ser verdade em muitas situações, mas ninguém imagina que um pet tenha a capacidade de cuidar de sua comida e higiene sozinho, portanto alguns limites devem ser respeitados para que a saúde do seu gato não seja colocada em risco.

Confira a seguir alguns fatores que ajudam a entender quanto tempo seu companheiro de quatro patas pode ficar sozinho em casa.

continua depois da publicidade

Em caso de viagem, tempo máximo e cuidados

  • Um gato adulto pode ficar no máximo dois dias sozinho, isso se deve principalmente ao fato de que a ração seca e fica dura depois desse período fora do pacote;
  • Antes de sair, desligue o gás, não deixe fios expostos, tire os eletrodomésticos da tomada e deixe alguma entrada de ar aberta;
  • O ideal é que a água esteja em uma espécie de fonte que a mantenha sempre fresca.

Caso a viagem tenha uma duração superior a dois dias, é imprescindível que você escolha entre contratar alguém para cuidar do seu gato ou colocá-lo num hotel para pets (e antes de decidir, converse com uma médica veterinária de confiança).

A segunda opção é a mais prática, porém pode causar estresse para os gatos, porque eles costumam estranhar a mudança de ambiente.

Caso escolha chamar uma pessoa para trocar a areia, dar água fresca e trocar a comida, é importante que essa pessoa saiba cuidar direitinho de gatos e, de preferência, que tenha o contato da veterinária da família.

continua depois da publicidade