Tudo Bahia
Portal de Notícias

Afinal, como é possível ganhar a confiança de gatos?

Os gatos são animais naturalmente desconfiados, mas, ainda assim, eles podem ser extremamente afetuosos e amorosos quando se sentem seguros, por exemplo.

Os gatos são animais naturalmente ariscos e desconfiados, principalmente quando não eles têm boas lembranças e experiências com humanos desde os primeiros dias de vida. Mas, apesar disso, os bichanos podem ser extremamente afetuosos e amorosos, desde que recebam uma boa socialização e se encontrem em um lugar que considerem seguro.

Se você tem em casa um gato que tenha sofrido algum trauma ou adotou um bichano recentemente, confira a seguir algumas dicas de como ganhar a confiança do seu felino.

1. Dê espaço

Se você quer ganhar a confiança de um gato, é preciso reservar um local da casa especialmente para ele, onde tenha cama, os potinhos com água e comida e os brinquedos. Isso porque os bichanos prezam muito pelo próprio espaço.

Reserve também um espaço da casa para a caixa de areia, sempre a mantendo limpa. Delimitar essa zona é importante para proporcionar qualidade de vida ao gato e também para educá-lo.

2. Dê tempo

Sempre que houver uma alteração na rotina do gato, como uma mudança, a partida de um parente ou uma experiência nova, é essencial dar um tempo ao bichano para que ele se adapte a situação.

Não force o animal a fazer algo que ele não queira, tampouco obrigue-o a sair de um lugar se ele estiver escondido ou até mesmo pressioná-lo de forma excessiva. O gato vai melhorar o seu comportamento quando se sentir seguro.

Por isso, o recomendado é, de maneira geral, dar um tempo ao bichano, evitando assim que crie um bloqueio ou tenha algum comportamento agressivo.

3. Dê amor

Uma boa forma de ganhar a confiança dos gatos é expressando seu carinho e amor para com ele, seja através de beijos, carícias ou palavras amáveis. Além disso, é preciso compreender a própria natureza do animal, ser paciente e se mostrar constante na busca de sua amizade, para conseguir estreitar os vínculos com o bichano e conseguir ganhar sua confiança.

Mas lembre-se sempre de respeitar o espaço do gato. Apenas se aproxime dele quando notar que ele te deu liberdade para isso, caso contrário, as demonstrações de amor e carinho podem causar problemas na relação de vocês e até o afastamento do bichano.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais