Lá tem vida? Conheça 5 curiosidades impressionantes sobre Marte

Mesmo sendo próximo de nós, ainda existem muitas coisas surpreendentes sobre esse nosso distante vizinho.

Diversos livros e séries de televisão já tiveram como ambientação o famoso Planeta Vermelho. Cada um deles explorou de maneira própria os conhecimentos científicos disponíveis à época para criar uma fantasia que conseguisse levar a imaginação do leitor, ou do espectador, a viajar milhões de quilômetros até se sentir pousando naquele planeta.

continua depois da publicidade

Quem sabe um pouco por essas gerações fascinadas por Marte, quem sabe por mera curiosidade sobre aquilo que não podemos ver diretamente, a ciência se empenhou muito para que soubéssemos cada vez mais coisas sobre esse intrigante corpo celeste.

Apesar das enormes dificuldades técnicas, hoje existem diversos conhecimentos que conseguimos passar de maneira simples para todos. Para provar isso, separamos cinco curiosidades impressionantes sobre Marte:

continua depois da publicidade

1. Há vida por lá?

Especula-se que Marte tenha sido, há milhões de anos, muito mais quente e com mais água líquida. Como essas condições são muito propícias para o desenvolvimento de organismos, podem ter existido micróbios bacterianos há muito tempo atrás (infelizmente, ainda não conseguimos provar isso).

2. Como são os dias e os anos por lá?

O dia em Marte é chamado, pelos cientistas, de “sol”, sendo que cada uma dessas unidades dura 23 horas e 39 minutos. O ano por lá é bem mais longo que o daqui, durando 669,6 sols.

3. Marte tem luas?

Sim, aquele planeta possui dois satélites naturais: Fobos e Deimos. Uma curiosidade extra é que ambas são muito menores do que nossa Lua.

continua depois da publicidade

4. Qual o significado do nome do planeta?

Como o planeta possui uma cor avermelhada, os antigos o identificavam com sangue e guerra. Por esse motivo, recebeu o nome do deus romano da guerra: Marte.

5. Existem estações do ano por lá?

Por incrível que pareça, elas existem sim. A temperatura no que poderia ser chamado de verão pode chegar aos 30ºC e naquilo que classificaríamos como inverno, a mínima pode bater -143ºC.

A humanidade segue buscando entender cada dia mais sobre esse nosso vizinho, então não se admire se, em breve, conseguirmos descobrir novas e impressionantes coisas sobre o Planeta Vermelho.

continua depois da publicidade