10 curiosidades que talvez você não saiba sobre o milho

A história desse ingrediente delicioso e versátil é muito interessante, sabia?

O milho é um ingrediente extremamente versátil e que serve como base para o preparo de bolos, pães, pudins, pipoca, polenta, quirera, pamonha e tantas outras iguarias saborosas. Ainda que seja tão popular, nem sempre conhecemos a história por trás desses grãozinhos incríveis, por isso separamos algumas curiosidades sobre o milho. Confira no texto a seguir:

continua depois da publicidade
  1. Um produto mexicano: os responsáveis pelo milho são os indígenas mexicanos, que, há aproximadamente 8 mil anos, começaram a cultivar as mini espigas de milho (na época, cada espiga media 2,5 cm).
  2. O corpo humano não consegue digerir a casca do milho: a casquinha do milho é feita praticamente de celulose e nosso corpo não a digere. É por isso que, na hora de ir ao banheiro, o milho às vezes dá as caras.
  3. Alimento saudável: o milho é rico em antioxidantes, fibras e vitamina C, sabia? É um produto que faz bem à pele, ao sistema nervoso, aos ossos e dentes.
  4. Cabelinhos: o cabelo do milho tem relação com a parte feminina da planta e, quando aparece na espiga, indica que ela já pode se reproduzir.
  5. Em todo o mundo: o milho é o alimento mais plantado no mundo. Os maiores produtores são os EUA, a China, a Índia e o Brasil.
  6. Verde e amarelo: o nome “milho-verde” tem a ver com a maturação do alimento, e não com a sua cor. Os grãos do milho-verde são mais macios e utilizados em pamonhas, enlatados, milho cozido e curais. O milho maduro é o que gera a quirera, a farinha, a pipoca, o óleo e o fubá.
  7. Amado por todos: várias civilizações do mundo viveram à base do consumo de milho. Os Maias, os Incas e os Astecas comiam milho há 5 mil anos a.C.
  8. Cristóvão Colombo: há alguns relatos que mostram que Cristóvão Colombo levou espigas de milho para a Europa, o que teria contribuído com a popularização do produto.
  9. Milho da pipoca: apenas duas espécies de milho podem virar pipoca, sabia? A magia só ocorre com esses grãos porque eles têm mais água em seu interior e, por isso, estouram.
  10. Milhos coloridos: existem grãos de milho de outras cores. Embora menos populares, é possível encontrar grãos roxos, vermelhos, azuis e brancos.

Viu só como tem muita coisa bacana por trás desse ingrediente mais do que especial? Agora corre lá preparar uma pipoca, pois a gente sabe que você ficou com vontade.