Fãs descobrem que membro do Black Eyed Peas é cego; conheça o integrante

O cantor da banda sofre de uma condição rara, o nistagmo congênito. Saiba mais.

Os fãs de Black Eyed Peas descobriram recentemente que um dos membros da banda é cego. A descoberta foi feita após um usuário do Twitter postar em seu perfil que Apl.de.ap., cantor do grupo, é cego, legalmente falando. O artista sofre de uma condição chamada nistagmo desde que nasceu.

continua depois da publicidade

O nistagmo, conhecido popularmente como “olhos dançantes”, é um movimento contínuo e involuntário dos olhos causado por um desenvolvimento anormal da visão. A condição pode dificultar a nitidez da visão.

O nistagmo congênito é bastante raro

O nistagmo congênito é aquele em que aparece em bebês menores de seis meses de idade, como é o caso de Apl.de.ap. A condição congênita pode ocorrer por uma alteração na musculatura dos olhos, mas sem apresentar uma anormalidade nos olhos propriamente ditos.

continua depois da publicidade

O nistagmo pode ser causada ainda por uma anormalidade no fundo do olho. Isso significa dizer que a baixa visão pode ser tanto causa, quanto consequência desta condição. Para o membro do Black Eyed Peas, a condição tinha um grau tão severo que ele foi declarado legalmente cego.

Conforme o próprio cantor já afirmou, ele não conseguia enxergar detalhes faciais, por isso se guiava pelo som da voz da pessoa. Ele ainda conseguia ver alguns vultos, o que o possibilitava de saber se uma pessoa ou objeto estava relativamente perto dele.

A miopia severa de Apl.de.ap.

Além do nistagmo congénito, Apl.de.ap também sofria com um alto grau de miopia, o que o impedia de enxergar a grandes distâncias. O artista não pode usar lentes de contato para corrigir a miopia por causa dos movimentos involuntários dos olhos, e o uso de óculos de grau também pode se tornar bastante incômodo.

continua depois da publicidade

Por isso, o membro do Black Eyed Peas se submeteu a uma cirurgia de correção da miopia. Segundo ele, o procedimento melhorou bastante sua visão e qualidade de vida, pois permitiu a ele enxergar mais detalhes faciais, por exemplo.