Por que cachorros uivam? Entenda o que esse som significa

Seu cachorro está uivando bastante ultimamente? Veja o que a Ciência diz a respeito.

O uivo é um comportamento natural em lobos e cães, mas, quando acontece de forma frequente e dura muito tempo, pode indicar que o seu cachorro está precisando de ajuda, sabia? Em alguns casos, o uivo pode indicar dor, estresse ou outros problemas de saúde.

continua depois da publicidade

Na natureza, o uivo serve como uma espécie de comunicação do animal. Acredita-se que os lobos uivam por motivos como afastar inimigos, localizar outros membros da matilha e também para “conversar”, como quando precisam alertar os outros lobos a respeito de alguma ameaça de perigo.

O mesmo ocorre com os cães domésticos, que usam o uivo como forma de comunicação até hoje — as raças que são mais próximas dos lobos, como o Malamute-do-Alaska e o Akita, são conhecidas por uivar mais.

continua depois da publicidade

Os especialistas em comportamento animal também costumam falar a respeito de questões emocionais e que têm relação com o uivo, como quando o cachorro fica muito tempo sozinho. Nesses casos, o ato de uivar pode ser uma forma de o cão chamar a atenção e demonstrar que está ansioso ou estressado.

Em alguns cachorros, o uivo também pode acontecer quando o animal está recebendo algum estímulo muito intenso ou quando está desconfortável por algum motivo. Os significados mais comuns do uivo do seu cão costumam ser:

  • Ansiedade por separação: quando os tutores ficam fora por longos períodos, o cachorro sofre com essa ausência.
  • Sede ou fome: uivar também pode ser uma forma de seu cão indicar que está com o pote da ração vazia.
  • Dor: quando o animal está machucado, o uivo longo costuma ser um indício de dor.
  • Chamar a atenção: é muito comum que os cães uivem para chamar a atenção. Nesses casos, o ideal é esperar o cachorro parar de uivar para, só então, se aproximar do animal.

Quando seu cachorro estiver uivando, não dê broncas ou faça qualquer tipo de punição. O ideal é tentar entender o que está causando esse comportamento. Veja se há algo que possa estar deixando o cão assustado, se ele está com fome ou se está se sentindo sozinho.

continua depois da publicidade

Caso nada resolva ou acalme o seu pet, o ideal é buscar ajuda de um médico veterinário, que poderá fazer um exame físico e descobrir se algo está causando dor ou estresse em seu melhor amigo.