Rainha Elizabeth II tem o segundo maior tempo de reinado da história; entenda

Confira aqui o motivo dos recentes festejos na Inglaterra.

Desde a infância estamos acostumados a ouvir histórias sobre reis, rainhas e princesas. Quem sabe por esse motivo, as ditas famílias reais acabam atraindo a atenção de pessoas do mundo inteiro, inclusive do Brasil.

continua depois da publicidade

Entre as poucas monarquias que ainda restam no mundo, seguramente, a britânica é a que mais gera notícias por aqui. Acompanhamos o nascimento de príncipes, casamentos de princesa e, nas últimas semanas, o jubileu de platina da Rainha Elizabeth II (ou Isabel II, numa versão aportuguesada do nome).

Essa última comemoração já era um indicativo de que a Rainha iria alcançar, muito rapidamente, o segundo maior tempo de reinado da história.

continua depois da publicidade

Os números

O termo “jubileu de platina” significa que um monarca está no trono há 70 anos, e, como a comemoração não ocorre exatamente no dia do aniversário da ascensão ao trono, já se somavam alguns dias quando Elizabeth assistiu aos festejos em sua homenagem.

Pouco mais de uma semana depois das celebrações, mais precisamente no dia 13 de junho de 2022, a Soberana Britânica completou 70 anos e 127 dias desde que foi entronizada.

Com isso, ultrapassou o rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej, falecido em 2016, ficando atrás apenas de Luís XIV da França que, por ter se tornado rei aos quatro anos, esteve com a coroa sobre sua cabeça por 72 anos e 110 dias.

continua depois da publicidade

Problemas de saúde

Infelizmente, a Rainha, com seus 96 anos, não pôde aproveitar muito toda a comemoração, pois tem alguns problemas de mobilidade e — desde um internamento que sofreu em 2021 — vem passando alguns compromissos oficiais para outros membros da família real, como o Príncipe Charles.

De qualquer maneira, ela endereçou uma carta aos britânicos após seu Jubileu. Nela, disse estar “honrada e profundamente tocada” com a quantidade de pessoas que celebraram seus 70 anos de reinado, além de afirmar que continua empenhada em servir, apoiada pela família, a todos os cidadãos da melhor maneira possível.