O que fazer para melhorar a postura corporal? Confira 5 dicas

Manter uma boa postura é essencial para evitar dores nas costas e no corpo depois de um dia de trabalho.

Quem é que nunca chegou ao fim do dia com dores no pescoço, nas costas ou na região da lombar? É claro que existem algumas doenças e lesões que podem provocar essas dores, mas, na maioria dos casos, o problema poderia ser evitado com uma simples melhora postural.

continua depois da publicidade

A forma como nos sentamos, andamos e dormimos afeta, e muito, a nossa qualidade de vida e o bem-estar — afinal, viver com dor nas costas é algo chato, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas formas simples de você melhorar a postura corporal diariamente. Confira:

Cuide da sua postura ao longo do dia

É muito fácil se esquecer de manter uma boa postura enquanto estamos sentados no sofá, assistindo algum filme, não é mesmo? Mas isso é extremamente danoso e nada recomendado.

continua depois da publicidade

O ideal é adotar o hábito de reparar em como está a sua postura, várias vezes ao dia, e buscar sempre ficar em uma posição mais reta.

Durma confortavelmente

A melhor posição para dormir é deitar-se com a barriga para cima e evitar o uso de travesseiros muito altos. Se você gosta de dormir de lado, tente colocar uma almofada ou um travesseiro entre as pernas, para evitar pressionar os joelhos.

Não carregue muito peso

Sempre que possível, evite erguer muito peso ao longo do dia. É claro que o seu trabalho ou a sua rotina podem fazer com que você precise erguer peso por algum motivo, mas o ideal é buscar ajuda e sempre cuidar com a postura na hora de levantar algo.

continua depois da publicidade

Se precisar carregar coisas pesadas, prefira uma mochila bem estruturada. Na hora de trazer as compras do supermercado, use uma bolsa de rodinha ou distribua o peso das sacolas de maneira equilibrada nas suas mãos.

Faça alongamentos e atividades físicas

Alongar-se é uma atividade especialmente importante quando pensamos em postura. Por isso, alongue-se sempre, inclusive durante o expediente de trabalho. Praticar atividades físicas também é fundamental para a boa saúde do corpo, especialmente dos músculos e dos ossos.

Vá a um especialista e use os acessórios indicados para o seu caso

Se você tem dores frequentes nas costas, vá a um ortopedista. Esse profissional poderá avaliar o seu caso e, se for preciso, sugerir o uso de órteses, cintas ortopédicas ou coletes.

continua depois da publicidade

Esperamos que você chegue ao fim dos dias com mais tranquilidade e sem dores.