6 sinais de que o cachorro está em modo de ataque e pode te morder

Saber compreender o comportamento canino pode ser útil para evitar acidentes.

A convivência com cachorros é repleta de alegrias e de realizações. Esses animais estão ao lado do ser humano há tanto tempo que, muitas vezes, temos a impressão de sermos capazes de entender seus desejos mais íntimos apenas através do olhar.

continua depois da publicidade

O problema é que, por sabermos como esses amigos de quatro patas podem ser amigáveis e dóceis, podemos acabar nos esquecendo dos momentos nos quais eles agem de acordo com seus instintos agressivos — e isso pode ser muito perigoso.

Para evitar problemas desnecessários, separamos seis sinais de que o cachorro está em modo de ataque e pode te morder:

continua depois da publicidade
  1. Cauda: esse membro é uma das formas mais comuns de um canídeo manifestar suas emoções. Então, caso o rabo esteja entre as pernas ou claramente tenso, evite interagir com o animal.
  2. Orelhas e boca: caso as orelhas estejam próximas da cabeça e a boca fechada, isso indica que o cachorro não quer nenhum tipo de interação.
  3. Pelagem: observe se os pelos estão eriçados, pois isso indica que o pet está perto do limite e pode atacar.
  4. Postura corporal: repare se o seu animal de estimação está tentando se impor fisicamente através de atitudes corporais, como estufar o peito.
  5. Medo: quando você perceber que um cachorrinho está com muito medo, evite se aproximar naquele momento, porque ele pode atacar simplesmente para se defender.
  6. Local da interação: quando o cachorro está no seu lugar mais íntimo (em geral, caminha ou canil), é melhor não mexer com ele. Afinal, isso poderia ser entendido como uma invasão do espaço privativo do animal e gerar uma resposta violenta.

Fique sempre atento aos comportamentos do seu pet e, caso tenha qualquer dúvida ou problema, não hesite em procurar uma médica veterinária.