Como saber se alguém está mentindo para você por mensagem?

Veja como bancar o detetive e detectar mentiras até mesmo em textos escritos.

Ninguém quer cair em mentiras, mas nem sempre temos como nos livrar de alguns “causos” cheios de histórias inventadas. Se você gosta de brincar de detetive e tentar desmascarar os pinóquios de plantão, saiba que é possível captar sinais de mentira até mesmo quando não estamos no mesmo ambiente que a pessoa.

continua depois da publicidade

Em casos de conversas por WhatsApp, por exemplo, quando não podemos observar a linguagem corporal do interlocutor, é sempre possível analisar a forma como a pessoa se comunica através da linguagem escrita.

Para saber se alguém está mentindo por mensagem, preste atenção nos seguintes aspectos:

continua depois da publicidade

A pessoa está digitando há muito tempo?

Quando o indivíduo está inventando uma mentira, ainda mais por escrito, é comum que ele leve mais tempo para digitar a mensagem. Se, depois de um bom período de “digitando”, a pessoa enviar um textinho curto de poucas linhas, é possível que ela esteja mentindo. Será?

A mensagem é complexa demais?

O mentiroso pode falar de forma diferente quando não está dizendo a verdade. Leia o texto com atenção e veja se a mensagem está complicada demais ou mais intrincada do que o normal.

A pessoa mudou de assunto de uma hora para a outra?

Às vezes, para se livrar de uma situação difícil, o mentiroso pode simplesmente mudar de assunto de forma repentina.

continua depois da publicidade

Se vocês estavam falando sobre o pagamento do aluguel e, de repente, a pessoa comenta a respeito do gato da avó, pode suspeitar.

Como é a resposta da pergunta?

Você fez uma pergunta, certo? Na sequência, a pessoa fica offline sem avisar e volta alguns minutos depois, para só então responder à sua pergunta.

Isso pode indicar que ela fez alguma pesquisa ou falou com alguma pessoa.

continua depois da publicidade

A pessoa exagera nos elogios

Se, durante ou logo após a conversa, o indivíduo começar a encher você de elogios, eis outro indicativo de que ele pode estar interessado em desviar a sua atenção a todo custo.

Repare nas expressões utilizadas

Algumas frases prontas são comumente usadas por mentirosos que querem se passar por pessoas honestas. Sempre fique com a pulga atrás da orelha quando a pessoa usar, várias vezes, expressões como “para ser sincero”, “na verdade, não foi exatamente assim”, “o que eu quis dizer” ou “não entenda do jeito errado, mas é que…”.

É claro que, em alguns casos, esses indícios podem não indicar uma mentira. Tudo depende do contexto da sua relação com a pessoa e do assunto debatido. Confie em seus instintos e, claro, se a situação descambar para o abuso, busque ajuda.

continua depois da publicidade