Tudo Bahia
Portal de Notícias

CadÚnico: saiba como atualizar dados para manter inscrição ativa

Para quem pretende receber algum benefício, ou não quer perder os já conquistados, essa é uma medida muito importante.

O Cadastro Único (CadÚnico) é um banco de dados desenvolvido pelo Governo Federal para realizar, de forma mais eficiente, a gestão de dados das famílias brasileiras precarizadas. Com essa ferramenta, o Ministério da Cidadania consegue analisar melhor quais benefícios cada família tem direito, sem que seja preciso colher dados específicos para cada um dos programas.

É importante destacar que o CadÚnico é utilizado para conceder benefícios muito variados — que vão desde o Auxílio Brasil, até o Auxílio Gás dos Brasileiros. Entretanto, o mero cadastro não garante que a família será contemplada por nenhum programa. Isso se deve ao fato de que cada política de assistência tem regras diferentes que serão analisadas pelo Ministério de forma oportuna.

Basta colocar a família no Cadastro Único?

Não, porque, para que a inscrição continue ativa, é indispensável que os dados estejam sempre atualizados. Dessa maneira, mesmo quem já está sendo atendido por alguma política de assistência pode ter os valores bloqueados caso não realize esse procedimento.

A atualização também irá garantir que o Governo saiba das suas atuais necessidades, portanto, sendo capaz de lhe incluir em novos benefícios.

Como realizar a atualização

  • Antes de tudo, é necessário ter uma conta gov.br;
  • Podendo acessar normalmente a plataforma gov.br, basta atualizar suas informações no site do CadÚnico;
  • Caso você prefira fazer tudo diretamente de seu smartphone, é só baixar o aplicativo “Cadastro Único” (disponível para Android e iOS).

Eventualmente, não conseguindo atualizar seus dados nas modalidades digitais, também é possível fazê-lo através do número 0800 707 2003 (Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal), ou ainda presencialmente no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo do domicílio familiar.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais