Uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, a cerveja é conhecida pelo gosto distinto e pelas variedades de sabores. Essa bebida é cercada de mitos e verdades. Para ajudar a elucidar o que é verídico ou não, elaboramos uma lista com 9 mitos e verdades sobre cerveja.
Mitos sobre a cerveja
1 – Cerveja boa é cerveja servida gelada
Apesar de alguns gostarem de tomar a bebida bem gelada, quando servida em baixas temperaturas acaba por anestesiar as papilas gustativas da língua.
2 – Cerveja tem água, então não preciso beber tanta água
A realidade é que o rim filtra a água da bebida, sobrando apenas o álcool. O cérebro é o mais atingido e é daí que vem a dor de cabeça da ressaca.
3 – Cerveja deitada gela mais rápido
Cerveja tem que ser guardada em pé, e não deitada. Desse modo, a superfície de contato com o ar seja menor.
4 – Não tem diferença entre chope e cerveja
A diferença está na etapa de pasteurização da bebida. Ao contrário da cerveja, o chope não passa por essa etapa, diferenciando o sabor dessa forma.
5 – A barriguinha de chope é culpa da cerveja
A cerveja nem engorda tanto assim e tem menos caloria do que um copo de suco de laranja sem açúcar.
Verdades sobre a cerveja
1 – Acalma e acaba com a fadiga?
Como já dito, a bebida é rica em vitaminas, sendo interessante a pessoas que tem situação de alto estresse, uma vez que acalma e reduz a fadiga mental. No entanto, cuidado com quaisquer tipos de excesso. A moderação precisa falar mais alto do que o consumo desenfreado.
Até porque existem outras maneiras de se acalmar e acabar com a fadiga. Bebidas alcoólicas não podem ser vistas como remédio de maneira nenhuma, já que podem causar dependência e vício.
2 – Sal e gelo ajudam a gelar mais rápido
A água aumenta o contato e o sal faz com que o gelo demore mais para derreter.
3 – Homens e mulheres devem beber quantidades diferentes da bebida
O fígado da mulher tem capacidade de filtragem menor do que a de um homem, mas mesmo isso não é muito consenso, uma vez que pode variar de pessoa para a pessoa.