Cerveja: confira 8 principais mitos e verdades sobre a bebida

Homem e mulher devem beber quantidades diferentes? Afinal, a cerveja é a culpada pela barriguinha de chope? Confira na nossa lista.

Uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, a cerveja é conhecida pelo gosto distinto e pelas variedades de sabores. Essa bebida é cercada de mitos e verdades. Para ajudar a elucidar o que é verídico ou não, elaboramos uma lista com 9 mitos e verdades sobre cerveja.

continua depois da publicidade

Mitos sobre a cerveja

1 – Cerveja boa é cerveja servida gelada

Apesar de alguns gostarem de tomar a bebida bem gelada, quando servida em baixas temperaturas acaba por anestesiar as papilas gustativas da língua.

2 – Cerveja tem água, então não preciso beber tanta água

A realidade é que o rim filtra a água da bebida, sobrando apenas o álcool. O cérebro é o mais atingido e é daí que vem a dor de cabeça da ressaca.

continua depois da publicidade

3 – Cerveja deitada gela mais rápido

Cerveja tem que ser guardada em pé, e não deitada. Desse modo, a superfície de contato com o ar seja menor.

4 – Não tem diferença entre chope e cerveja

A diferença está na etapa de pasteurização da bebida. Ao contrário da cerveja, o chope não passa por essa etapa, diferenciando o sabor dessa forma.

5 – A barriguinha de chope é culpa da cerveja

A cerveja nem engorda tanto assim e tem menos caloria do que um copo de suco de laranja sem açúcar.

continua depois da publicidade

Verdades sobre a cerveja

1 – Acalma e acaba com a fadiga?

Como já dito, a bebida é rica em vitaminas, sendo interessante a pessoas que tem situação de alto estresse, uma vez que acalma e reduz a fadiga mental. No entanto, cuidado com quaisquer tipos de excesso. A moderação precisa falar mais alto do que o consumo desenfreado.

Até porque existem outras maneiras de se acalmar e acabar com a fadiga. Bebidas alcoólicas não podem ser vistas como remédio de maneira nenhuma, já que podem causar dependência e vício.

2 – Sal e gelo ajudam a gelar mais rápido

A água aumenta o contato e o sal faz com que o gelo demore mais para derreter.

continua depois da publicidade

3 – Homens e mulheres devem beber quantidades diferentes da bebida

O fígado da mulher tem capacidade de filtragem menor do que a de um homem, mas mesmo isso não é muito consenso, uma vez que pode variar de pessoa para a pessoa.