Com certeza você já ouviu a expressão “pessoa tóxica” em comentários e publicações a respeito de saúde mental e relacionamentos interpessoais. O que talvez não esteja claro, no entanto, é o que significa de fato a expressão “tóxica”, quando usada para se referir ao comportamento de uma pessoa.
Para ajudar você a ter uma compreensão melhor sobre esse assunto, separamos alguns sinais típicos de pessoas tóxicas. Se reconhecer todos eles em alguém do seu convívio próximo, o melhor é se afastar dessa pessoa sempre que possível, para que ela entenda que você tem seus limites e que esses limites devem ser respeitados.
Veja, a seguir, alguns sinais que indicam que uma pessoa é tóxica:
Manipulação
Pessoas tóxicas manipulam todo mundo, quase que naturalmente, sem o menor peso na consciência. Isso significa que elas contam apenas partes convenientes de certas histórias, que observam seus pontos fracos e fortes para agir de acordo e, claro, que fazem de tudo para serem percebidas como pessoas íntegras e incapazes de manipular.
Vitimização
Quando o indivíduo se coloca sempre no papel de vítima, pode desconfiar, pois esse tipo de atitude é muito comum em quem é tóxico.
Inveja
Todos nós sentimos inveja até certo grau, mas, quando esse sentimento é frequente e se manifesta até quando o colega teve uma pequena conquista de vida, como trocar de carro, o melhor é desconfiar.
Excesso de crítica
Pessoas tóxicas são extremamente críticas em relação aos outros e, inclusive, a si mesmas. Vivem encontrando defeito no trabalho alheio e podem até mesmo debochar de pessoas que estão aprendendo uma nova habilidade e ainda escorregam em alguns aspectos.
Usam as pessoas
Se você notar que alguém vive usando outras pessoas para conseguir vantagens, pode saber que esse indivíduo tem tudo para ser tóxico. Aquele costume de elogiar alguém para, depois, pedir um favor, é um bom exemplo.
E aí, reconhece alguém do seu convívio que tem esse tipo de comportamento? Se não for possível se afastar totalmente dessa pessoa, lembre-se sempre dessas características para não sair no prejuízo.