NASA confirma data para nova missão à Lua; veja atualizações

A agência pretende visitar novamente nosso satélite natural num futuro não tão distante.

Todos se lembram do famoso projeto Apolo que, na sua 11ª viagem, conseguiu realizar, com sucesso, um pouso na Lua e ainda voltar para contar a história. Depois de mais alguns pousos, por diversos motivos, os Estados Unidos abandonaram essas viagens espaciais.

continua depois da publicidade

Isso está prestes a mudar, porque a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA, na sigla em inglês) irá lançar ainda neste ano a Artemis 1. Confira, a seguir, mais detalhes sobre o projeto:

Artemis 1

Essa nave possivelmente será lançada, segundo Jim Free (responsável da Nasa pela missão), no dia 29 de agosto, 2 de setembro ou 5 de setembro de 2022.

continua depois da publicidade

Para garantir uma decolagem de sucesso, diversos testes foram realizados. Na última bateria, 90% de todas as metas do gigantesco Sistema de Lançamento Espacial foram alcançadas. Isso é importante, porque esse será o equipamento responsável por fazer voar a cápsula Orion.

O trajeto

Com a Artemis, pretende-se fazer um passeio ao redor da face oculta da Lua e a cápsula deve ficar voando por entre quatro e seis semanas.

Em seguida, ela retornará ao nosso planeta mais rápido do que qualquer outra nave (a 39.400 km/h), sendo submetida a um calor incrível (em níveis equivalentes a 50% da temperatura do Sol)..

continua depois da publicidade

Os cientistas pretendem analisar a resistência do escudo térmico e a solvência do voo do foguete e da cápsula. Por fim, pretendem recuperar a Orion, depois da reentrada, para que seja estudada a fundo.

Artemis 2 e 3

A Artemis 2 já será tripulada, mas os astronautas não chegarão a descer em nosso satélite. Já com a Artemis 3, pretende-se levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra ao solo lunar.

Ainda não existem datas para o pouso tripulado, mas somente o fato de haver planejamento sério para isso já está deixando muita gente ansiosa para poder acompanhar uma pessoa dando mais um pequeno passo, mas demonstrando como a humanidade consegue realizar gigantescos saltos tecnológicos.

continua depois da publicidade