Estas 3 atitudes podem estragar qualquer tipo de relacionamento

Veja, a seguir, o que deve ser evitado para que você e seu mozão vivam bem e em paz.

Ter um relacionamento amoroso é o objetivo de muitas pessoas, mas nem todo mundo tem noção de que, para ficar bem com alguém especial, é preciso de amor, claro, mas também de esforço e inteligência emocional.

continua depois da publicidade

Depois daquela alegria típica dos começos de relacionamentos, é comum que o casal passe por uma certa monotonia e, devido à rotina e outros fatores psicológicos e de personalidade, os envolvidos podem agir de forma nociva para a relação.

Se você quer manter um bom namoro ou casamento, é preciso ter ciência de que algumas atitudes são prejudiciais e podem estragar o relacionamento. Veja algumas delas a seguir:

continua depois da publicidade

Fazer piadas ofensivas, que ridicularizam a outra pessoa

É claro que piadas fazem parte de bons relacionamentos, amorosos ou não, mas é preciso ter noção dos limites. Não se deve, por exemplo, fazer comentários vexatórios a respeito das características físicas da outra pessoa ou de suas crenças religiosas, por exemplo.

Aqui, o bom senso é sempre o melhor caminho, por isso é importante conversar com a pessoa com quem você se relaciona e entender quais tópicos são sensíveis para ela. Respeito é o mínimo.

Exigir um “relatório” sobre o dia da pessoa

Se você chega em casa e seu parceiro pede para que você conte, em detalhes, tudo o que fez no trabalho ao longo do dia, isso já é um importante sinal de alerta.

continua depois da publicidade

Pessoas controladoras e violentas tendem a ter essa necessidade de regular o que o outro faz quando está fora do alcance dos olhos, o que, com o passar do tempo, gera angústia, medo, insegurança e conflitos.

Querer ter as senhas da outra pessoa

Relacionar-se com alguém não dá o direito de invadir a privacidade dessa pessoa. Exigir senhas de e-mails, redes sociais e cartões bancários, por exemplo, é uma atitude extremamente tóxica e invasiva.

Se você acha que isso é saudável, está na hora de rever seus conceitos e buscar acompanhamento psicoterapêutico. Se o seu parceiro exige suas senhas e dados pessoais, é importante rever a relação, pois esse comportamento tem tudo para descambar para a violência.

continua depois da publicidade

Lembre-se sempre de que ter um relacionamento tóxico é muito pior do que não namorar. Se você identifica esses comportamentos na pessoa com quem se relaciona e ela não demonstra interesse verdadeiro em mudar, o melhor é pular fora o quanto antes.