Afinal, quais são as diferenças entre chopp pilsen e IPA? Entenda aqui

Alguns tipos de cervejas variam de acordo com a quantidade de ingredientes. Além disso, é levado em consideração o tempo de fermentação.

A cerveja durante algum tempo da humanidade foi a bebida mais consumida pelas pessoas. Até os dias de hoje é uma das bebidas alcoólicas mais desfrutada. Cultivada, fermentada e produzida em diversos países, a cerveja possui inúmeras opções para cada gosto.

continua depois da publicidade

Existem possibilidades variadas tanto para quem curte um chopp mais leve quanto aos amantes de sabores mais amargos. Vamos esclarecer, nesse artigo, a diferença entre dois dos tipos de cerveja mais consumida no Brasil: o chopp pilsen e IPA.

Produção e ingredientes

Antes de prosseguir com a lista, é importante entender quais são os ingredientes principais de uma boa cerveja:

continua depois da publicidade
  • Água: que é cerca de 85% a 95% do produto final;
  • Cereais: maturados naturalmente;
  • Lúpulo: é a substancia que traz o aroma único e o amargor conhecido;
  • Levedura: a fermentação natural da bebida, traz a consistência e gosto.

A partir deste ponto, os mestres cervejeiros utilizam de toda a sua imaginação para colocar outros ingredientes a fim de criar novos tipos de bebida e sabores diferenciados. Agora que sabemos como são feitas, seguimos com a nossa lista, diferenciando as cervejas pilsen das IPA.

Pilsen

É o tipo de cerveja mais consumida no Brasil. Possui uma coloração dourada, muitas vezes translúcidas, com o tradicional colarinho de espuma. Por conta de seu alto teor de lúpulo, tem forte aroma e sabor acentuado.

Uma das principais características da pilsen é ser leve e extremamente refrescante. Além disso, possui baixo teor alcoólico em comparação com as demais, algo que gira em torno de 3% a 5%. São as mais fáceis de serem encontradas no mercado.

continua depois da publicidade

IPA

A IPA, também chamada de India Pale Ale, ao contrário da Pilsen, possui um percentual de álcool maior e mais presente, com um teor alcoólico que varia de 5,5% até 7,5%. A IPA tem um sabor mais forte, assim como seu amargor que é bem mais presente.

Ela é a favorita de muitos cervejeiros artesanais e vai muito bem com comidas gordurosas, como pizza, hambúrgueres e frituras no geral.