Quem será vacinado primeiro contra a COVID-19 no Brasil?

Nesta quarta-feira (16/12), o governo federal divulgou o plano nacional de imunização e também definiu quem será vacinado primeiro contra a COVID-19. De acordo com o Ministério da Saúde, haverá prioridade para grupos específicos. continua depois da publicidade Quem será vacinado primeiro contra a COVID-19? O primeiro grupo a ser vacinado será composto por profissionais […]

Nesta quarta-feira (16/12), o governo federal divulgou o plano nacional de imunização e também definiu quem será vacinado primeiro contra a COVID-19. De acordo com o Ministério da Saúde, haverá prioridade para grupos específicos.

continua depois da publicidade

Quem será vacinado primeiro contra a COVID-19?

O primeiro grupo a ser vacinado será composto por profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate ao vírus. Além deles, haverá prioridade para idosos a partir de 75 anos, indígenas e comunidades ribeirinhas.

Segunda e terceira fase

A segunda fase de vacinação será dedicada aos idosos entre 60 e 74 anos de idade. Já a terceira etapa é para pessoas com comorbidade como diabetes, hipertensão, entre outros problemas que podem agravar seus sintomas ao contrair o vírus.

continua depois da publicidade

Outros grupos de prioritários

Em uma eventual quarta fase ficariam os grupos que foram considerados como prioritários, mas que não foram inclusos nas três primeiras etapas. São eles:

  • Quilombolas;
  • Trabalhadores do transporte coletivo;
  • Pessoas em situação de rua;
  • População privada de liberdade;
  • Professores;
  • Profissionais de forças de segurança e salvamento;
  • Profissionais do sistema prisional.

Quando começa a vacinação?

Durante a apresentação do plano de vacinação nacional, o governo evitou em falar sobre uma data para o início da imunização. Até hoje, somente o governo de São Paulo estabeleceu um cronograma no país, com início em janeiro de 2021. Apesar disso, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, falou sobre a previsão que possui.

“Se mantido o que o Instituto Butantan e a Fiocruz previam, ou seja, se a fase 3 dos estudos e toda a documentação das fases 1 e 2 forem apresentados e os registros das vacinas forem solicitados à Anvisa ainda em dezembro, nós, possivelmente, teremos as vacinas em meados de fevereiro para dar início ao plano [de imunização]”, disse em entrevista coletiva após o anúncio.

continua depois da publicidade

Pazuello questiona “angústia” pela vacina

Durante a divulgação do plano de vacinação e a explicação de quem será vacinado primeiro contra a COVID-19, Pazuello falou sobre a capacidade de imunização do governo brasileiro e questionou angústia pelas doses.

“Vamos levantar a cabeça. Acreditem. O povo brasileiro tem capacidade de ter o maior sistema único de saúde do mundo, de ter o maior programa nacional de imunização do mundo, nós somos os maiores fabricantes de vacinas da América Latina. Pra quê essa ansiedade, essa angústia? Somos referência na América Latina e estamos trabalhando”, disse o ministro.