Como envelhecer de maneira saudável? Confira dicas valiosas

O peso dos anos pode incomodar, e muitas pessoas buscam alternativas para minimizar os seus efeitos. Veja como envelhecer de maneira saudável.

Com objetivo de ter uma melhor qualidade de vida, as pessoas vêm se cuidando mais, investindo em uma alimentação saudável, realizando atividades físicas regulares, fazendo terapia, dentre outras doses de autocuidado. Com o ciclo natural da vida há o aparecimento de rugas e o corpo fica menos rígido. Então, como envelhecer de maneira saudável?

continua depois da publicidade

Todos os hábitos enumerados anteriormente são peças fundamentais para garantir uma longevidade com mais saúde. De acordo com o Dr. Victor Cutait, médico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é interessante também explorar técnicas da medicina que atuam na prevenção do envelhecimento.

Como envelhecer de maneira saudável?

Não há como evitar as ações do tempo, mas existem alternativas para envelhecer de forma saudável. Tudo passa pelas escolhas feitas ao longo da vida, seja na qualidade dos alimentos, a prática ou não de atividade física e até as relações interpessoais.

continua depois da publicidade

“Basicamente, as recomendações para ter uma qualidade de vida melhor e envelhecer com saúde incluem o que a grande maioria já sabe: dormir e comer bem, beber muita água, evitar situações diárias de estresse e não se expor excessivamente ao sol. Para complementar, podemos utilizar a medicina a nosso favor”, esclarece Dr. Victor Cutait.

A medicina avançou muito em termos de tecnologia. Agora está mais simples prevenir o envelhecimento precoce e tratar o corpo para amadurecer com mais saúde. Os cuidados externos podem ser potencializados por meio de procedimentos minimamente invasivos.

Segundo o profissional, as cirurgias plásticas hoje têm um propósito muito bem estabelecido para ser o mínimo invasivo possível. “Através de pequenos procedimentos é possível resultados com qualidade excelente quando comparado a grandes cirurgias, procedimento muito mais comum antigamente”, informa.

continua depois da publicidade

Dicas para um envelhecimento saudável

Confira abaixo algumas dicas para o envelhecimento saudável que podem ser implementadas em qualquer idade:

  • Beba bastante água, mantenha-se sempre hidratado(a);
  • Tenha uma rotina regular de exercícios físicos;
  • Inclua alimentos de boa qualidade na rotina diária;
  • Tenha uma boa noite de sono (entre seis e oito horas diárias);
  • Tome sol, além ser fonte de vitamina D, proporciona uma boa disposição ao longo do dia;
  • Inclua meditação à sua rotina;
  • Cuide da sua saúde, faça exames médicos regulares;
  • Faça terapia, busque ajuda especializada;
  • Cultive boas relações com amigos e pessoas que ama;
  • Retire um momento do dia para cuidar de você. Do rosto, do corpo, dos cabelos. Reserve o momento para olhar para você;
  • Abrace a sua idade.

Dessa forma, percebe-se que o autocuidado é essencial para manter o bem estar e qualidade de vida, e que isso influencia diretamente nas relações pessoais e profissionais.