Fiocruz afirma que transmissão da COVID-19 no país segue em queda

Os dados mostraram uma redução diária de 4,8% no número de casos, no período de 10 a 16 de outubro. Saiba mais detalhes.

O boletim do Observatório COVID-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostrou que a transmissão da doença continua em queda nos estados brasileiros. As reduções diárias chegaram a 4,8% no número de casos e 3,6% nos números de mortes. Esses dados são da semana epidemiológica 41, que se refere ao período de 10 a 16 de outubro.

continua depois da publicidade

As médias diárias registradas, nesse período da semana no Brasil, foram de 10,2 mil casos confirmados e 330 óbitos. Já com relação à taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS), na semana epidemiológica 41, foi considerada estável e fora de alerta em 25 estados e 23 capitais, quase todos abaixo dos 50%.

Os estados do Espírito Santo (zona de alerta intermediário, com taxa subiu de 65% para 71%) e Distrito Federal (zona de alerta crítico, com altos índices, mas apresentando uma leve queda de 89% para 80%) ainda apresentam dados elevados da doença.

continua depois da publicidade

De acordo com o documento apresentado pela Fiocruz, a queda ocorreu também em função da campanha de imunização e os números mais significativos do ciclo completo de vacinações. Sendo constado, a partir do mês de agosto, o aumento nos números de pessoas vacinadas.

“Os valores atuais de mortalidade se apresentam estáveis, em torno de 500 óbitos por dia, o que revela uma queda expressiva em relação ao pico observado em abril, quando foram notificados mais de 3 mil óbitos diários”, destacou a Fiocruz.

Mesmo com a queda no número de novos casos e de óbitos na maioria dos estados, o documento ainda destaca que os dados continuam preocupantes. Por isso, as pessoas devem continuar mantendo os cuidados necessários para não contrariem a doença. Sempre lembrar de evitar lugares com muita aglomeração e utilizar máscaras ao sair de casa.