Saiba como obter o Certificado de Vacinação contra a COVID-19

Alguns municípios oferecem um certificado de vacinação aos pacientes logo após completar a vacina. Esse documento não substitui o registro do SUS.

Muitas cidades e estados estão voltando aos poucos às atividades públicas e particulares. Porém, a maioria tem exigido o chamado Certificado de Vacinação contra a COVID-19 para garantir que o indivíduo esteja devidamente imunizado.

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Alguns eventos que possuem aglomerações, como teatros, cinemas e shows, exigem esse documento que também foi batizado popularmente de “passaporte de vacinação”. Para aqueles que já tomaram a vacina contra COVID-19, é possível adquirir o Certificado de Vacinação.

Inclusive, para realização de viagens para dentro e fora do país, haja vista que em outros estados ou países tem sido exigido esse “passaporte” extra. Vamos mostrar como esse documento emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser consultado, salvo e impresso. É muito fácil todo o processo disponibilizado pelo SUS para que seja adquirido.

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Certificado de Vacinação contra a COVID-19

O primeiro passo é acessar o site ou aplicativo do Conecte SUS através do login pelo Gov.BR. Ao entrar, vá até a opção “Cidadão”. Clique em “Vacinas” e veja todas as imunizações que já foram completadas.

O Certificado estará disponível para quem completou o ciclo de vacinação, seja pela segunda dose ou dose única. É importante frisar que, às vezes, pode demorar até 10 dias para que o registro da vacina seja realizado no sistema.

Alguns municípios oferecem um certificado de vacinação aos pacientes logo após completar a vacina. Esse documento não substitui, evidentemente, o registro do SUS.

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As informações são lançadas nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, também ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI e no Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde.