SP antecipa intervalo para aplicar segunda dose da AstraZeneca

Cerca de 400 mil pessoas serão beneficiadas com vacinação antecipada de 12 para oito semanas. Saiba mais.

Para tentar agilizar a vacinação da população, o governo de São Paulo resolveu antecipar o intervalo de aplicação da segunda dose do imunizante da Astrazeneca: de 12 para oito semanas. Com a antecipação, cerca de 400 mil pessoas vão completar o ciclo vacinal.

continua depois da publicidade

As doses começam a ser aplicadas a partir desta quarta-feira, dia 27 de outubro, pelas secretarias das cidades em todo o Estado. As remessas do imunizante foram enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde no início desta semana.

Ao adiantar a segunda dose, a secretaria está seguindo as diretrizes que foram determinadas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

continua depois da publicidade

1 milhão de pessoas estão com o ciclo vacinal atrasado

No Estado de São Paulo, cerca de quatro milhões de pessoas estão com os ciclos vacinais atrasados quanto aos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Coronavac. Essas pessoas tomaram apenas uma dose.

No caso do imunizante da AstraZeneca, são cerca de 1 milhão de pessoas que ainda não compareceram para tomar a segunda dose da vacinação. Agora, a antecipação será destinada aos adultos entre 18 e 24 anos de idade para que possam completar o ciclo vacinal.

De acordo com informações do site do governo de São Paulo, para a coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, a medida de antecipação tem como objetivo estimular toda a população que ainda não realizou o ciclo de vacinação contra a COVID-19.

continua depois da publicidade

“Distribuímos os imunizantes e é fundamental que todos que estiverem com a segunda dose pendente compareçam aos postos para se vacinar”, comentou a coordenadora alertando a população que ainda não tomou a segunda dose.