Nova variante da COVID-19, ômicron, representa risco muito alto, diz OMS

Existe muita incerteza sobre a transmissibilidade e os riscos desta nova cepa, mas sabe-se que ela possui diversas mutações que preocupam.

O mundo volta a ficar em alerta com nova variante da COVID-19, que está rodeada de muitas dúvidas e é um desafio para comunidade científica de todos os países. Chamada de “variante ômicron”, ela já está presente em mais de 10 países.

continua depois da publicidade

A ômicron foi identificada no Sul da África e, no Brasil, foi confirmado que um homem vindo da África do Sul testou positivo para COVID-19. Mas, até o fechamento desta matéria, ainda não havia sido confirmado se ele contraiu a variante.

Existe muita incerteza sobre a transmissibilidade e os riscos desta nova cepa, mas sabe-se que ela possui diversas mutações que preocupam. O alerta foi dado pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

continua depois da publicidade

De acordo com a entidade, o poder de transmissão da variante é muito maior e isso indica um risco global muito grande. O alerta foi dado pela OMS nesta segunda-feira (29/11). Entre as orientações da entidade, está o pedido de celeridade no processo de vacinação dos grupos vulneráveis e que cada país tenha um plano para aliviar as causas de uma possível alta nos casos de infecções.

De forma mais técnica, a OMS afirmou que a nova cepa ainda não foi definida por completo em sua atuação. Ou seja, uma orientação precisa de seu poder de contágio e periculosidade, mas sabe-se que ela provoca um número sem precedentes de mutações da proteína spike, também denominada de proteína S do coronavírus.

A OMS informou que a presença das mutações variadas da proteína spike apontam para o entendimento de que a ômicron possa ter uma alta probabilidade de provocar uma fuga imunológica da proteção por meio de anticorpos. E, desse modo, ser mais transmissível.

continua depois da publicidade

Ainda será necessário aprofundar nos estudos sobre a variante, todavia, os laboratórios que desenvolvem as vacinas imunizantes já estão realizando estudos neste sentido. Uma notícia que alivia mais a preocupação é que, até o momento, nenhuma morte foi registrada por conta da nova variante.

O primeiro caso da ômicron foi registrado oficialmente em 11 de novembro em Botsuana na África Austral e apenas três dias depois, em 14 de novembro, foi registrado novamente na África do Sul. O caso só foi reportado à OMS no dia 24 de novembro e os dados apontam que o país está com um número baixíssimo de pessoas imunizadas, chegando a 24% da população.