Por que a couve-flor é tão importante para a nossa saúde?

A couve-flor é rica em antioxidantes, além de ser uma fonte de fósforo, cálcio, potássio, manganês e vitaminas do complexo B.

Muita gente confunde a couve-flor com o brócolis e, de fato, são parecidos. A diferença maior está na cor. Enquanto a couve-flor é branca, o brócolis possui um tom mais puxado para o verde escuro. Todavia, vale ressaltar que essa semelhança vai além das aparências, porque, de fato, ambas são parentes por pertencerem à família das crucíferas, mesma família que também pertence o repolho.

continua depois da publicidade

A couve-flor é rica em antioxidantes, além de ser uma fonte de fósforo, cálcio, potássio, manganês e vitaminas do complexo B. Nela, ainda é possível encontrar grande concentração de flavonoides e sulforafano, que são importantíssimas para ajudar na prevenção de muitas doenças.

A maioria das pessoas que buscam um emagrecimento fazem uso da couve-flor na dieta por possuir poucas calorias e ainda proporcionar a sensação de saciedade. O sabor da couve-flor pode ser adaptado a diversas receitas, incluindo para dietas low carb.

continua depois da publicidade

Promove um melhoramento no trânsito intestinal

A presença das fibras na couve-flor é uma excelente aliada para fazer com que o sistema digestivo funcione melhor. Suas fibras solúveis possuem a capacidade de envolver as moléculas de gordura e expulsá-las para fora do organismo.

Ajuda na redução de inflamações

Por possuir muita atividade antioxidante, a couve-flor ainda protege nossas células dos radicais livres. Combate as inflamações e, por possuir muita vitamina C, aumenta a capacidade imunológica do nosso organismo e ainda promove uma ação anti-inflamatória.

Colabora para o tratamento da gastrite

Alguns estudos revelam que a couve-flor é uma forte aliada no tratamento de gastrite. Devido à presença de sulforafano, o desenvolvimento da bactéria H. pylori é reduzido. Essa bactéria se aloja no estômago ou intestino e age diretamente promovendo a inflamação e causando dores, queimas e demais sintomas que já conhecemos.

continua depois da publicidade

Ajuda a melhorar e prevenir a saúde do coração

Mais uma vez, a ação do sulforafano presente na couve-flor é muito importante, pois ajuda a melhorar e prevenir problemas de saúde relacionados ao coração. Sua capacidade de aumentar as defesas antioxidantes e, de igual modo, colaboram para aumentar também as proteínas detoxificadoras intracelulares.

Sua principal ação é diretamente na proteção dos vasos sanguíneos, promovendo uma redução nos danos que são causados às células pela grande concentração de açúcar.