Saiba como identificar se o seu cachorro está com febre

A maneira de seu cachorro manifestar febre é diferente dos humanos e, portanto, até mais difícil de ser identificada.

A febre em cães não é algo incomum, podendo ser provocada por alguma infecção no organismo de seu pet. A maneira de seu cachorro manifestar febre é diferente dos humanos e, portanto, até mais difícil de ser identificada. Antes de tudo, deve-se entender que existem alguns sintomas que podem denunciar o estado febril do seu animal.

continua depois da publicidade

Um cachorro com febre pode apresentar apatia, tremores, diarréia, vômitos, falta de apetite, sonolência e costumam ingerir muita água. Muitas pessoas tendem a observar se o focinho do cachorro está quente e seco. Porém, esses sinais não podem definitivamente apontar para um quadro de febre. Com isso fica no ar a pergunta: como faço para saber se meu cachorro está com febre?

A primeira resposta para esta pergunta está no fato de observação. Os sintomas que já apresentamos acima podem ser um indicativo. Lembrando que a febre em si não é a doença do animal, mas um efeito de outro problema que precisa ser identificado.

continua depois da publicidade

Todos os veterinários são unânimes em não recomendar que se faça uso de algum método em casa para auferir a febre dos cães. Um dos motivos é que o termômetro utilizado deve ser específico para melhor conforto do animal.

O mais correto é levá-lo ao veterinário quando desconfiar dos sintomas apresentados. Também deve-se saber que o animal possui temperatura diferente da nossa. Enquanto no corpo humano a temperatura normal é de 36ºC a 36,7ºC, nos cães o normal é de 37,5ºC a 39,3ºC.

Quais doenças provocam febre no cachorro?

Existem uma série de doenças que provocam a febre, assim como ocorre com os humanos. Nos cães, destacam-se quadros de infecções urinárias, intoxicações (geralmente causadas por fungos ou bactérias), otites e outras.

continua depois da publicidade

Outro fator que pode causar febre em seu cãozinho é o período após a vacinação. É importante identificar e procurar imediatamente um veterinário para evitar que seu cão tenha problemas mais graves em decorrência da doença que promove a febre.

Posso medicar com remédios para humanos?

Muita gente quando está com febre acaba tomando remédios, como dipirona, paracetamol ou ibuprofeno. Mas é um erro dar esses medicamentos aos seus cães, haja vista que o fígado dos cães não conseguem metabolizar essas composições químicas assim como o nosso.

O indicado é procurar o veterinário para que ele substitua esses fármacos por medicamentos veterinários específicos para o seu cachorro.

continua depois da publicidade