Quem tem refluxo sabe que extrapolar na refeição noturna pode se tornar uma dor de cabeça. Isso porque, comer mais do que o indicado pouco antes de dormir significa enfrentar uma noite ruim, com azia, e acordar algumas vezes durante a noite. Isso tudo acompanhado do incômodo do possível “retorno” do ácido gástrico, fruto da digestão dos alimentos recém-ingeridos.
Então, a pergunta que fica é: como melhorar a noite de sono quando se tem refluxo? Uma das respostas para essa pergunta é a posição na hora de dormir, já que há uma que ajuda a diminuir os sintomas do refluxo durante a noite.
Para saber como melhorar a noite de sono quando se tem refluxo de outras formas, confira algumas dicas que selecionamos para você.
Deitar-se para o lado esquerdo
Segundo especialistas, dormir virado para o lado esquerdo reduz os incômodos advindos do refluxo. Isso porque, essa posição facilita o processo de digestão e até melhora a circulação sanguínea.
Outra vantagem de dormir do lado esquerdo é pelo fato de o pâncreas e o estômago ficarem nessa direção. Assim, ao dormir nessa posição, há uma melhora na forma de canalizar os sucos gástricos por parte desses órgãos. Além disso, dormir do lado esquerdo facilita a secreção das enzimas pancreáticas, evitando o refluxo, as dores no estômago e, ainda, o cansaço ao se levantar.
Vale notar que, para dormir nessa posição, é imprescindível o uso de um travesseiro em altura e suporte adequados. Ele deve preencher completamente o espaço que há entre a cabeça e o colchão, deixando pescoço e coluna alinhados e as vias respiratórias livres.
Elevar a cabeceira da cama
Outra dica para dormir melhor quando se tem refluxo é elevar a cabeceira da cama de 10 a 15 centímetros. Para isso, basta colocar algo nos pés da cama para erguê-la, do lado onde vai ficar a cabeceira.
Caso você sofra com tosse seca noturna ou sensação de “afogamento” noturno, a orientação é procurar um médico para avaliar se há necessidade de um procedimento cirúrgico para tratar o refluxo.
Usar uma almofada antirrefluxo
A almofada antirrefluxo pode amenizar os incômodos do refluxo, em virtude de seu formato triangular, que mantém o corpo levemente inclinado durante toda a noite.
Esse formato reduz as chances do ácido gástrico subir para o esôfago.
Cuidar da alimentação
Uma dica imprescindível para amenizar os sintomas do refluxo não só na hora de dormir, mas ao longo do dia é cuidar da alimentação, evitando ingerir alimentos e bebidas que acentuam a incidência do refluxo. Exemplos: gorduras e frituras, café, chocolate, bebidas alcoólicas, carboidratos, pimenta e gaseificados.
Alguns desses alimentos levam um tempo maior para serem digeridos, além de aumentarem a acidez do estômago e favorecerem o aparecimento dos sintomas durante a noite.
Procurar ajuda de um especialista
Claro que todas as dicas sugeridas acima não substituem a consulta com um bom especialista em refluxo.
Então, ao menor sinal de que você está com a doença, procure ajuda e orientação de um profissional.