Gengibre ajuda no emagrecimento? Veja seus principais benefícios

Entre os muitos benefícios do gengibre, destacam-se a capacidade de ajudar a controlar o diabetes e redução de cólicas menstruais.

Para quem utiliza o gengibre apenas como condimento para realizar determinados pratos, saiba que as suas propriedades medicinais vão além do que podemos imaginar. O gengibre apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória e possui poucas calorias.

continua depois da publicidade

Entre os muitos benefícios do gengibre, destacam-se a capacidade de ajudar a controlar o diabetes, reduzir cólicas menstruais, combater infecções e gases intestinais, além de auxiliar no tratamento de gripes e resfriados. Mas tem outra função muito importante do gengibre que é o seu poder de ajudar no emagrecimento. Casos de náuseas e vômitos também são combatidos através do gengibre.

Gengibre e o emagrecimento

No gengibre, é possível encontrar uma substância chamada gingerol, um composto de origem bioativa com propriedades que aceleram o metabolismo e acaba estimulando a queima de gordura do corpo. Outra função importante do gengibre no processo de emagrecimento é que ele é um potente diurético, que estimula a eliminação do excesso de líquido no corpo.

continua depois da publicidade

Por ser um termogênico, o gengibre promove o aumento de calor e suor no corpo, ajudando a queimar gorduras. Por ser rico em nutrientes, o gengibre aumenta a sensação de saciedade e diminui a fome. Um estudo realizado nos EUA na Columbia University comprovou que o gengibre foi capaz de promover um gasto de energia de 10% e aumentou a saciedade em 10 homens que possuíam quadro de sobrepeso.

O chá de gengibre é o mais utilizado por pessoas que pretendem perder peso. Geralmente, são tomados diariamente no horário matutino e passam a apresentar resultados a partir da segunda semana.

Como fazer o chá de gengibre

Utilize cerca de dois centímetros da raiz do gengibre, o mais comum a ser encontrado, para 200 ml de água. Leve ao fogo para ferver. Caso tenha gengibre em pó, acrescente meia colher de chá. O ideal é deixar ferver bastante, cerca de 8 a 10 minutos. Depois que desligar o fogo, deixar abafado com uma tampa por certo período.

continua depois da publicidade

Para resultados melhores, é aconselhado tomar o chá de gengibre mais de uma vez por dia. Pode ser tomado pela manhã e à tarde ou mesmo antes de dormir.