Estes são os 5 erros mais comuns na hora de congelar alimentos na geladeira

Armazenar comida no congelador é uma atividade que demanda alguns cuidados específicos, sabia?

Temos a sorte de viver em um momento histórico que conta com diversos avanços tecnológicos. Se hoje você faz comida rapidinho no fogão a gás e requenta as sobras no micro-ondas, saiba que há poucas décadas a situação era bem diferente.

continua depois da publicidade

Não era possível planejar marmitas para a semana nem congelar porções separadas de feijão simplesmente porque não havia energia elétrica — muito menos geladeiras com congelador acoplado.

É bacana pensar nessas coisas, pois acabamos nos acostumando com essas facilidades que não faziam parte da vida dos nossos antepassados. Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados quando o assunto envolve armazenar alimentos, sabia?

continua depois da publicidade

Para ajudar você a organizar melhor a sua cozinha e as refeições da sua família, separamos algumas atitudes erradas de quem congela alimentos. Confira:

Pensar que alimento congelado não estraga nunca

Congelar alimentos aumenta a durabilidade dos produtos, mas isso não significa que eles podem ficar no congelador por tempo indeterminado. Só para você ter ideia, segue uma pequena lista da durabilidade de alguns itens:

  • Presunto: 2 meses;
  • Carne bovina: Entre 6 e 12 meses;
  • Embutidos: 2 meses;
  • Pratos prontos (marmitas): Entre 15 e 30 dias;
  • Verduras: Entre 8 e 12 meses;
  • Leite: Entre 3 e 6 meses.

Deixar a temperatura do congelador acima de 0 °C

A ideia do congelador é que ele fique sempre em temperaturas negativas, sabia? É isso que garante que os alimentos sejam preservados com segurança e por longos períodos de tempo.

continua depois da publicidade

Regule a temperatura do freezer para que nunca fique acima de zero, combinado?

Não é preciso organizar o freezer

Nada disso. Organizar o eletrodoméstico é fundamental para que você não se confunda na hora de armazenar e consumir alimentos.

Além disso, a organização é necessária para que você não fique com a porta do congelador aberta por muito tempo, o que pode prejudicar o funcionamento do aparelho e diminuir seu tempo de vida.

continua depois da publicidade

Não é preciso etiquetar os produtos congelados

Você também acha que sua memória vai dar conta de se lembrar quando aquele pote de sorvete foi preenchido com feijão? Taí um péssimo hábito.

Etiquetar os produtos é necessário para que você saiba o que contém em cada embalagem e também para ter noção a respeito da data de congelamento.

Pode usar qualquer pote para armazenar seus produtos

Mentira. O ideal é escolher potes de vidro ou sacos plásticos com fechamento hermético. Assim, os alimentos não entram em contato com substâncias tóxicas, como o Bisfenol A, e também não ficam com aquele terrível “gosto de geladeira”.

continua depois da publicidade

Sabe a piadinha que fizemos no item anterior a respeito de guardar feijão no pote de sorvete? Então… Sempre que possível, evite reutilizar esse tipo de embalagem.

Esperamos que essas dicas facilitem a sua vida na cozinha.