Ovo deve ser guardado dentro ou fora da geladeira? Veja a maneira correta

Para evitar problemas de saúde, é importantíssimo conhecer a maneira certa de acondicionar cada alimento.

Quando pensamos em alimentos versáteis, uma das primeiras escolhas é o ovo, afinal ele pode ser preparado das mais diversas formas e ser ingrediente tanto de receitas doces quanto salgadas.
Além dessas qualidades, num momento no qual a inflação acerta com força o preço das carnes, os ovos acabam sendo uma boa opção de proteína, principalmente para aquela comidinha do dia a dia.

continua depois da publicidade

Mesmo com sua popularidade aumentando por esse motivo, ainda existem muitas dúvidas sobre como guardar esse alimento: será que o ovo deve ser armazenado dentro ou fora da geladeira? Se for refrigerado, está bom ficar na porta, ou precisa ser em alguma prateleira específica?

Para evitar que essa maravilha da gastronomia se perca, separamos algumas dicas importantes para acondicionar tudo certinho.

continua depois da publicidade

1. Ao chegar em casa

Assim que descarregar as compras, o ideal é descartar a embalagem de papelão, porque ela, provavelmente, foi manipulada por diversas pessoas e pode estar contaminada.

2. Na geladeira ou fora?

Segundo uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o modo adequado de guardar qualquer tipo de ovo seria de forma refrigerada, ou seja, eles devem ficar dentro da sua geladeira, sim.

3. Colocar na porta da geladeira é o suficiente?

Infelizmente não, pois o produto deve ficar nas prateleiras localizadas no interior da geladeira. Segundo a Anvisa, nas portas existe uma variação térmica muito maior, o que pode levar a rachaduras na casca e, consequentemente, aumentar o risco de contaminação.

continua depois da publicidade

Uma dica sempre útil (que não serve apenas para o preparo do ovo) é sempre lavar bem, com água e sabão neutro, todos os utensílios, as superfícies de trabalho e suas mãos sempre que for preparar algum alimento.

Além disso, caso a receita peça a versão crua do ingrediente, sempre dê preferência aos itens com certificado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.