Estes 5 alimentos não podem ser guardados na sua geladeira

Embora tenha a função de conservar alimentos, a geladeira pode estragar alguns deles. Veja 5 deles.

A geladeira foi inventada no século XIX, graças ao progresso científico. A sua invenção ocorreu com a função de armazenar os alimentos, permitindo que eles sejam conservados e tenham uma maior durabilidade. Com isso, evita-se o desperdício de alimentos e possibilidade que haja um planejamento mais completo para as refeições do dia a dia.

continua depois da publicidade

Mas você sabia que nem todos os alimentos podem ser guardados na geladeira? Isso mesmo, alguns alimentos quando acondicionados em refrigeração podem estragar.

A seguir, confira 5 alimentos que não podem ser guardados na geladeira.

continua depois da publicidade

1. Banana

A banana não deve ser guardada na geladeira, pois quando isso ocorre, desencadeia no fenômeno conhecido como injúria pelo frio.

Como o fruto é tropical, quando ele é exposto ao frio, suas células entram em estresse e o fruto escurece, por conta das reações químicas, além de sofrer alteração no sabor.

O escurecimento da banana quando provocado pela injúria pelo frio pode ser confundido com a podridão, já que apresenta a mesma aparência, se diferindo por ser causada pela ação do micro-organismos ao longo do tempo.

continua depois da publicidade

2. Café

O café é outro alimento que não pode ser guardado na geladeira. Isso porque, ele pode absorver o aroma dos outros alimentos ali acondicionados, além da possibilidade de absorver umidade. Mas, caso necessite guardar o café na geladeira, ele deve ser colocado em um pote hermeticamente fechado.

3. Berinjela

Assim como a banana, a berinjela, quando guardada na geladeira, sofre injúria pelo frio. Com isso, ela sofre o escurecimento da sua parte interna, principalmente na polpa ao redor das sementes.

4. Mel

O mel é um alimento totalmente natural, por isso não vai estragar estando fora da geladeira. Na verdade, quando guardado sob refrigeração, ele vai engrossar e cristalizar, sofrendo alteração na sua consistência.

continua depois da publicidade

5. Abacate

O abacate também sofre com a injúria pelo frio quando guardado na geladeira. Assim, ele sofre com o escurecimento na casca e polpa, mudança de textura, oxidação do óleo da polpa e a consequente redução da vida útil.