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Estes 11 alimentos ajudam a dormir melhor; veja lista completa

Conversamos com uma nutricionista para entender como a alimentação afeta o sono.

Ter uma boa saúde é algo que depende de uma série de fatores. Entre eles, estão uma alimentação equilibrada, um consumo adequado de água, a prática de atividades físicas, o convívio com pessoas queridas, os cuidados com a saúde mental e, claro, um sono que seja de qualidade e restaurador.

Dormir mal é algo que interfere em diversos aspectos da vida, piorando o humor, prejudicando a disposição e o raciocínio, dificultando a atenção e até mesmo impedindo que o corpo produza hormônios necessários para funcionar adequadamente.

O Tudo Bahia conversou com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, que é formada pela Universidade Federal de Goiás e atualmente faz residência em Terapia Intensiva.

Ela nos explicou que alguns alimentos estão relacionados à boa qualidade do sono devido aos seus componentes nutricionais e destacou a importância do triptofano, uma substância que desempenha diversos papéis no organismo, sendo que um deles é ajudar a regular o sono.

Hortência ainda informou que o triptofano é um aminoácido fundamental tanto para a formação quanto para a manutenção dos músculos. Além disso, ele é essencial no sentido de produzir serotonina e melatonina. Isso ajuda a regular o sono, a memória, o apetite e até mesmo o humor.

Triptofano geralmente é usado no tratamento e na prevenção de depressão, ansiedade, insônia e no processo de emagrecimento. Entre os alimentos ricos em triptofano, Hortência elencou:

  1. Banana;
  2. Ovos;
  3. Leite;
  4. Chocolate amargo;
  5. Queijo;
  6. Amêndoas;
  7. Arroz integral;
  8. Mel;
  9. Nozes;
  10. Sementes;
  11. Grãos.

Ela também frisou a importância de estabelecer boas rotinas de sono para colaborar com o corpo. Isso significa diminuir a iluminação da casa, criar um ambiente confortável e fresco para dormir, não consumir produtos estimulantes à noite, como café e chás pretos, e também evitar fazer refeições pesadas antes de ir para a cama.

Se você tiver muita dificuldade para dormir, mesmo seguindo todas as dicas e se alimentando de forma saudável e equilibrada, busque ajuda e marque uma consulta com um médico especialista em sono.

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