Confira 6 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade do corpo

Veja o que a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz diz a respeito da relação entre alimentação e saúde.

Nosso sistema imunológico tem como principal função proteger o corpo contra o ataque de vírus, bactérias e outros micro-organismos. Todos os dias, nossas células de defesa trabalham arduamente para que esses intrusos não prejudiquem as funcionalidades do corpo.

continua depois da publicidade

Quando falamos em aumentar a imunidade do corpo, isso significa garantir a ingestão dos nutrientes necessários para que o sistema imunológico funcione adequadamente. Não é correto imaginar, por exemplo, que determinado alimento vai nos proteger contra uma virose ou uma gripe, pois não é assim que as coisas funcionam.

A nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz conversou com o Tudo Bahia sobre essa questão. Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás e fazendo residência em Terapia Intensiva, Hortência listou alguns alimentos que podem ser considerados capazes de aumentar a nossa imunidade:

continua depois da publicidade
  1. Morango;
  2. Laranja;
  3. Brócolis;
  4. Sementes;
  5. Frutos secos;
  6. Peixe.

Ela explica que todos esses produtos são ricos em nutrientes, ou seja, em vitaminas e minerais essenciais, e que colaboram com o bom funcionamento do sistema de defesa do corpo humano.

Além de ter uma alimentação equilibrada e rica em produtos da horta, é importante consumir bastante água ao longo do dia e adotar hábitos de vida saudáveis, como dormir bem, praticar atividades físicas, fazer meditação, manter bons relacionamentos interpessoais e abandonar hábitos nocivos, como fumar e consumir bebidas alcoólicas.

Se você quer ter uma dieta específica para o seu corpo e que leve em conta as suas preferências alimentares e seus hábitos de vida, marque uma consulta com um bom nutricionista. E lembre-se também de que outra forma de fortalecer o sistema imunológico é manter sua caderneta de vacinação em dia.

continua depois da publicidade